A Vodafone foi o operador de telecomunicações com “melhor desempenho” nas tecnologias 3G e 4G, de acordo com um estudo de avaliação do serviço de comunicações móveis hoje divulgado pelo regulador Anacom.
Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) divulgou hoje o seu terceiro estudo – depois das regiões do Alentejo e Norte – de avaliação de desempenho dos serviços móveis de voz e dados e da cobertura GSM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) disponibilizados pela Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal na Área Metropolitana de Lisboa.
Esta área abrange 18 municípios e cerca de três mil quilómetros quadrados, ou seja, 3% da superfície do país, refere a Anacom.
“O estudo relativo à Área Metropolitana de Lisboa revela que a cobertura rádio dos operadores analisados apresentou bom desempenho global”, adianta.
No GSM (2G) “registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores, enquanto nas tecnologias UMTS (3G) e LTE (4G) se observaram desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone”, lê-se no comunicado da entidade reguladora setorial.
De acordo com o estudo, “o serviço de voz apresentou bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas”, sendo que “em relação à integridade da conversação e ao período médio necessário para estabelecer uma chamada, registaram-se diferenças entre operadores, embora pouco relevantes na perspetiva de utilizador”.
Nos serviços de dados, o desempenho global foi “bom”, adianta, “não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados”.
Relativamente à transferência de ficheiros, “registaram-se bons ritmos médios de transferência de dados, no ‘download’ e no ‘upload’, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores”.
O serviço de navegação na Internet “registou razoáveis durações médias de transferência de páginas ‘web’, de referência e pública, sendo pouco expressivas as diferenças entre operadores”.
Por outro lado, o serviço vídeo ‘streaming’ do Youtube “registou bom desempenho global sem diferenças expressivas entre operadores”, refere o estudo.
“O trabalho de campo relativo a este terceiro estudo decorreu entre os dias 25 de maio e 06 e junho de 2020, tendo sido realizadas 972 chamadas de voz, 6.550 sessões de dados e 589.937 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 324 chamadas de voz, 364 sessões de dados e 65.549 medições de sinal rádio, por indicador e operador”, adianta a Anacom.
“Foram percorridos 285 quilómetros em testes”, acrescenta o regulador.
A Anacom prevê continuar ainda este ano os estudos relativos às restantes regiões de Portugal Continental, a que se seguirão os das regiões autónomas dos Açores e Madeira.