A Escola Básica de Ponte de Pedrinha, em Braga, não abriu esta quinta-feira por falta de assistentes operacionais, avança o Jornal de Notícias (JN).

São cerca de 150 alunos, do 1.º ao 4.º ano, que ficam sem aulas.

Em declarações ao JN, a diretora do Agrupamento de Escolas André Soares, a que pertence a referida escola, justifica que, “noutra altura” poderiam ter sido deslocados “funcionários de outra escola do agrupamento para Ponte Pedrinha mas nas atuais circunstâncias, todos os assistentes estão afetos a uma escola e não podem ser mudados”.

Também àquele jornal, Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara de Braga, lamenta a situação e diz estar à espera que o Instituto de Emprego “libere 50 operacionais”.

“Nos últimos dias, aumentou exponencialmente o número de baixas médicas por parte de assistentes operacionais e, tendo em que conta que há 30 funcionários com baixas médicas prolongadas, não está a ser fácil fazer substituições ou contratações”, referiu a vereadora.

A associação de pais alertou, ontem, na sua página de Facebook para a “forte possibilidade da escola não abrir devido à inexistência de número suficiente de assistentes operacionais”.