Cozidas com especiarias, assadas com mel e alecrim, ou na frigideira. Na dúvida, faça todas!

castanha é a rainha do Magusto – assada, cozida, acompanhada por jeropiga ou água pé…o fruto seco é obrigatório em época de São Martinho.

Num ano em que a data se assinala em casa, o Mercadão, marketplace de entregas rápidas, sugere três maneiras diferentes de preparar as castanhas, com texturas e aromas diferentes:

Castanhas cozidas com especiarias: para os fãs de especiarias, esta forma de cozinhar a castanha deixa-a com um sabor intenso e distinto. Para as cozer, é necessário primeiro golpear as castanhas e de seguida colocá-las numa panela com água junto com alho, folhas de louro, erva doce, sal e pimenta, tudo a gosto. De seguida deixar ferver durante 30 minutos até estarem macias e prontas para servir à mesa.

Castanhas assadas com mel e alecrim: para aqueles que preferem o doce ao salgado, esta é uma forma alternativa às tradicionais castanhas assadas. Para fazer sobressair o sabor adocicado, a receita inclui alecrim, extrato de baunilha, mel, azeite e sal, tudo a gosto. O segredo está em misturar as castanhas com o alecrim, o azeite, a baunilha e o mel, envolvendo bem, e apenas no final acrescentar-lhes uma pitada sal grosso. Por fim, é só levá-las a assar durante 20 minutos a 180º.

Castanhas na frigideira: para os quem não têm um forno a lenha ou lareira em casa e não resistem àquele sabor a carvão das castanhas de rua, é possível prepará-las na frigideira e replicar a textura da verdadeira castanha assada. Basta ter uma frigideira e sal grosso, colocar as castanhas no fundo da frigideira sem se sobreporem, tapá-las e deixar cozinhar durante cerca de 5 minutos; depois, destapar e salpicar as castanhas com água, voltando a tapar durante 5 minutos; de seguida, voltar a destapá-las para temperar as com sal e deixar cozinhar novamente durante mais 10 minutos. Em 30 minutos as castanhas estão prontas para serem servidas, de preferência em folha de jornal.

Recentemente o Mercadão lançou a rubrica ‘Sugestão do Shopper’ e este mês o shopper José Sousa sugere os melhores vinhos e licores para acompanhar as castanhas.