Fernando de Sá Menezes foi hoje a sepultar em Pedralva, Braga

O corpo do conhecido pediatra bracarense Fernando de Sá Menezes, de 89 anos, que faleceu segunda-feira no Hospital foi hoje, ao final da manhã, a enterrar no cemitério de Pedralva.

No funeral participou, apenas, a família, incluindo a viúva e os filhos, alguns, poucos amigos, e os autarcas daquela freguesia. Foram, também, cumpridas as recomendações sanitárias em vigor devido ao covid-19.

Antes disso, e pelas 11h00, houve lugar a uma missa de corpo presente na Igreja de São Lázaro.

A família optou por não divulgar os atos religiosos e fúnebres, para não que não houvesse grandes ajuntamentos, o que, por certo sucederia, dada a grande popularidade que o defunto granjeou ao longo da vida como médico e cidadão.

Cidadão exemplar

O médico, que foi dirigente do PPM (Partido Popular Monárquico) local, foi alvo, recentemente, de um voto de louvor na Assembleia Municipal e de uma homenagem pública no Palácio do Raio. Recebeu, ainda, um dos galardões de ‘A nossa terra’.

Nasceu em 1931, em Braga. Tirou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra em 1959. Foi Médico residente estrangeiro no Hospital Universitário de Madrid e aluno da escola profissional de puericultura. Em 1964, realizou o exame de equivalência de Pediatria e Puericultura pela Ordem do Médicos em Coimbra. Mais tarde, integrou o serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos que nove anos depois viria assumir a sua direção clínica, cargo que desempenhou com empenho, zelo e dedicação até ao final da sua atividade como profissional de medicina. Em 1975, foi nomeado Presidente da Comissão Instaladora após votação de toda a equipa profissional do hospital. Em 1978, terminado o período de instalação foi nomeado Diretor do Hospital, cargo que desempenhou até 1974, aquando da sua passagem a Diretor do serviço de pediatria até 1999.