Póvoa de Lanhoso quer aumentar eficiência energética nos Paços do Concelho

A Câmara da Póvoa de Lanhoso vai investir 280 mil euros num projeto para aumentar a eficiência energética dos Paços do Concelho, reduzindo consumos e emissões de gases com efeitos de estufa, anunciou hoje aquela autarquia.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, aquela autarquia explica que o projeto “Aumento da eficiência energética no edifício dos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso” já está a ser implementado e tem como data prevista de conclusão março de 2021.

“É objetivo desta operação, depois de concretizadas as ações infraestruturais que a constituem, aumentar a eficiência energética do edifício dos Paços do Concelho, reduzindo os consumos energéticos atuais, diminuindo cumulativamente os consumos de energia primária e as emissões de gases com efeito de estufa e assim contribuir para os objetivos fixados (…) no que ao aumento da eficiência energética nas infraestruturas da administração local diz respeito”, refere no texto a autarquia.

Segundo explica, a empreitada prevê “a substituição do sistema de iluminação existente, a melhoria do sistema de climatização, incluindo a instalação de uma caldeira de biomassa para o aquecimento e a instalação de um sistema de gestão e de painéis fotovoltaicos para a produção de energia para autoconsumo”.

O projeto tem associado um investimento total de 289.894,00 euros, um custo total elegível de 281.457,05 euros e conta com um apoio do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Rural de 140.986,82 euros, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 50,09% do valor do investimento elegível.