A direção nacional do PS comunicou, quinta-feira, à secção concelhia de Braga que o atual deputado e ex-vereador local, o arquiteto Hugo Pires, é o escolhido para candidato às próximas eleições autárquicas.

Contactado pelo JN, Hugo Pires disse que não esteve na reunião entre os dois órgãos, mas confirmou que essa foi a indicação dada pelo Secretariado Nacional. Sublinhou ainda que já tinha manifestado publicamente a sua disponibilidade para assumir a candidatura, acrescentando que vai “trabalhar para unir o partido em Braga, de modo a que a sua candidatura seja abrangente”. O JN tentou contactar o presidente da secção local do PS, o vereador Artur Feio, mas não o conseguiu até ao momento.

Quinta-feira à noite, o Secretariado da Secção reuniu-se para debater o assunto, tendo uma fonte socialista dito que a concelhia prefere Artur Feio como candidato, sendo previsível que tome uma posição pública sobre o assunto. A escolha de Hugo Pires segue-se a um inquérito de opinião feito em Braga por encomenda da Direção Nacional socialista, na qual a maioria dos inquiridos disse que Pires era o mais conhecido e o preferido como cabeça de lista. A interpretação do inquérito é posta em causa por Artur Feio e pelos seus apoiantes.

Hugo Pires não tem apoio do ex-presidente da Câmara, Mesquita Machado, que prefere Artur Feio. Até agora, a Federação Distrital liderada por Joaquim Barreto não se pronunciou sobre o processo bracarense.