Comunicado enviado pela empresa à agencia Lusa, diz que autoridades europeias estão a avaliar casos que levaram à recomendação da suspensão da vacina nos Estados Unidos.

A entrega da vacina da Johnson & Johnson vai ser atrasada na Europa, na sequência da recomendação feita pela agência reguladora do medicamento norte-americana, a FDA, de suspensão da administração da vacina. Esta decisão poderá ter um impacto imediato nos planos de vacinação traçados pelos vários países europeus. Portugal receberia mais de 30 mil vacinas esta semana, não sendo para já clara a dimensão deste atraso. https://5ab9bd0af9a9396b3d53b2911eb81611.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Em comunicado, o grupo diz que as autoridades europeias estão a avaliar de perto os casos que motivaram a recomendação. “Estamos a analisar estes casos com as autoridades de saúde europeias. Proactivamente, tomámos a decisão de atrasar a distribuição da nossa vacina na Europa.”

Foram registados seis casos de pessoas que desenvolveram problemas raros de coágulos sanguíneos após serem inoculadas com a vacina, algo que motivou a recomendação da suspensão do medicamento.