A Universidade do Minho disponibiliza 2928 vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior, em 2021/22, mais 13 do que no último ano letivo. Dos 57 cursos com vagas a concurso, supera-se a centena de vagas em Engenharia Informática (170), Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (140), Medicina (120) e Direito (110), havendo diversos cursos muito próximos da centena.

Apesar de pouco significativa, a tendência crescente na academia minhota vai de encontro à tónica dominante em todo o país, tendo o concurso nacional de acesso ao ensino superior voltado a registar um aumento do número de vagas este ano. 

De facto, os dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), esta sexta-feira à noite, revelam que o total de vagas para ingressar nas universidades e politécnicos públicos em 2021 é de 52.242, mais cerca de 2% em relação ao ano anterior.

Lisboa, Porto e Aveiro registam o maior crescimento do número de vagas, respondendo assim às necessidades demonstradas no ano passado, ano letivo em que se registou o maior número de candidaturas dos últimos 25 anos.

A subida na UMinho assume forte significado não pelo número de vagas que abriram, mas pelo facto de ser o primeiro aumento do número de vagas depois de três anos sem qualquer alteração, em que as vagas permaneceram nas 2915

Neste ano letivo de 2021-2022 entre os 57 cursos leccionados nos campi de Braga e Guimarães, a maior subida do número de vagas registou-se ao nível do curso de Engenharia de Gestão Industrial, que regista uma subida de 13 vagas, passando de 55 para 68.  

Este curso da academia do Minho é, de resto, classificado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) como sendo um dos ciclos de estudos com vagas e com índice de excelência de candidatos superior a 100, exceto Medicina. 

A primeira fase do concurso nacional de acesso decorre de 6 a 20 de agosto, em www.dges.gov.pt. Cada aluno(a) indica até seis pares curso/estabelecimento, por ordem de preferência. Os resultados serão publicados a 27 de setembro, seguindo-se as matrículas online. As atividades letivas arrancarão a 4 de outubro.

Além do regime geral, usado por quem acaba o ensino secundário e faz exames nacionais, pode aceder-se ao ensino superior pelo Concurso Especial para Estudantes Internacionais e por outros Concursos Especiais, que incluem os concursos para detentores de diplomas de especialização tecnológica, de técnico superior profissional ou de outros cursos superiores, bem como através do Concurso de Acesso para Maiores de 23 Anos.

Uma vez colocado, é possível mudar de instituição e/ou curso através do regime de Mudança de Par Instituição/Curso. Informação adicional está disponível em alunos.uminho.pt. Neste portal encontra-se também, entre outros aspetos, informação sobre candidaturas a mestrados e doutoramentos, sendo alguns deles oferecidos em associação com universidades portuguesas ou estrangeiras.

Há mais detalhes em sou.uminho.pt ou através dos Serviços de Gestão Académica da UMinho, preferencialmente pelo email acesso@saum.uminho.pt ou, em alternativa, pelo telefone 253604590. A propina é de 697 euros para estudante nacional.