A vacinação contra a covid-19 dos jovens entre os 12 e os 15 anos vai começar no fim de semana de 21 e 22 de agosto a data foi adiantada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

De acordo com o coordenador da task force para a vacinação, o objetivo é que todos os adolescentes sejam vacinados até ao início das aulas.

Em declarações à SIC, o vice-almirante Gouveia e Melo diz que o plano é vacinar todos estes jovens, com as duas doses, até 19 de setembro.

“Vamos fazer primeiro o método de autoagendamento e vamos privilegiar os fins de semana, no entanto estaremos abertos a qualquer mudança ou qualquer adaptação que seja necessária fazer para que o processo corra bem.”

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou esta terça-feira a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos.

“A DGS informa que, relativamente à vacinação em adolescentes com 12 a 15 anos, foi possível analisar novos dados, sendo de referir que, à data, os mais de 15 milhões de adolescentes vacinados na UE e EUA confirmam que os episódios de miocardite e pericardite são extremamente raros”, começou por dizer a Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas.

Em conferência de imprensa, Graça Freitas referiu que se mantém a recomendação da vacinação prioritária para jovens com 16 ou mais anos e adolescentes com outras patologias, como já tinha sido informado a 30 de julho.

A grande diferença é que agora a DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos, acompanhados pelos pais ou tutores, sem necessidade de indicação médica.