A concelhia de Braga do Partido Aliança foi recebida pela Administração da empresa Municipal de Transportes.

Braga é um concelho que está em contraciclo com a maioria dos restantes concelhos do país, com um aumento de mais 11 mil habitantes, o que naturalmente exerce uma maior pressão sobre os transportes públicos em geral e os transportes urbanos de Braga em particular, pretendemos com esta reunião valorizar todos os seus colaboradores, os mais de 230 motoristas, os trabalhadores das oficinas e das restantes áreas da empresa, para além dos serviços inovadores que têm sido fortemente incrementados pela TUB em benefício dos utentes, destacamos a total digitalização no processo de emissão de passes e a nova rede de 107 postos para o seu carregamento.

O administrador Teotónio dos Santos aproveitou para fazer uma apresentação da empresa, nas suas três vertentes de serviço publico de transporte, estacionamento e consulting, uma vertente de serviço interno e a congéneres de outros concelhos. A herança do anterior executivo PS, com a frota envelhecida, divida de sete milhões de euros, acrescida da divida à ADSE e de uma total ausência de condições para os trabalhadores, criaram enormes constrangimentos e limitaram as ambições desta administração. Contudo, foi fácil constatar a otimização, a renovação continua da frota e a digitalização na operação que coloca TUB e a EUB a um nível de excelência.

Os 25 autocarros novos reforçam o plano de renovação da frota, que conta atualmente com 137 autocarros na operação e melhoram as frequências de linha entre 15 e 20 minutos. A par destes investimentos a TUB promoveu a “revolução dos tarifários”, eliminou a coroa três e alargou a cobertura da primeira coroa, passes gratuitos para estudantes, entre outros apoios a idosos e a gratuidade para os ex-combatentes com passes gratuitos.

Ficamos com a garantia que o Scholl Bus, que neste ano letivo abrangerá o Ensino Básico e Secundário em 8 escolas da zona central da cidade, seja alargado a todas as escolas do concelho no decorrer do próximo mandato, e que esta ação reduza o congestionamento automóvel no perímetro das escolas e ofereça melhores condições de conforto e promova uma mobilidade mais sustentável junto da comunidade escolar.

A administradora Sandra Cerqueira elucidou-nos e revelou-nos quais os planos de expansão na empresa, uma nova sede, a renovação total do parque e oficinas, o lançamento de serviços inovadores de informação em tempo real, nas paragens e nos telemóveis, algo muito ansiado pelos utentes e que influenciará a adesão de novos utentes, dado que melhorou consecutivamente desde 2013, com um crescimento de 21% neste período.