A próxima segunda-feira promete trazer destinos diferentes aos dois produtos petrolíferos mais utilizados no mercado nacional. Segundo fonte do sector, nas principais petrolíferas do país, “a orientação será para uma descida do preço do gasóleo em um cêntimo por litro. Já o preço da gasolina deve ficar inalterado”.

Nos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, “a tendência da próxima semana será para uma descida de 0,0103 euros no gasóleo, enquanto a gasolina registará uma subida de 0,0013 euros”, disse uma outra fonte.

O preço médio do litro de gasolina simples 95 em Portugal custa atualmente 1,739 euros enquanto o do gasóleo simples vale 1,548 euros, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a oitava gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, oito cêntimos acima da média europeia e 23 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 76 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 77 cêntimos cobrados em Espanha.