Afinal, os testes rápidos de antigénio comprados nas farmácias e supermercados – os chamados autotestes – também são válidos para visitas a lares, hospitais e grandes eventos, como os desportivos.

As regras foram atualizadas esta quarta-feira pela DGS. Graça Freitas assinou mais uma norma relativa à estratégia de testagem para a covid-19.

AFINAL, QUANDO PODEM SER APRESENTADOS AUTOTESTES?

Podem ser apresentados para validar as visitas as lares e unidades de cuidados continuados, instituições de apoio a idosos, crianças e pessoas com deficiência, prisões, hospitais e eventos de grande dimensão, nomeadamente, os desportivos.

Em todas estas situações são válidos também os testes PCR, feitos 72 horas antes, os rápidos de antigénio, realizados em farmácias ou laboratórios 48 horas antes, e os autotestes que se compram em farmácias ou supermercados.

Os autotestes terão que ser feitos com 24 horas de antecedência e supervisionados por um profissional de saúde que, depois, emite um documento a comprovar a certificação do teste.

Mas, se forem feitos no momento de acesso ao local ou evento, ou seja, à porta, como acontecia, por exemplo, nos restaurantes, serão supervisionados por um responsável designado pelo estabelecimento ou instituição. Neste caso, não terá de ser um profissional de saúde a validar o teste.