Projeto THEIA terá investimento de mais de 28 milhões de euros até 2023

A Bosch e a Universidade do Porto (U.Porto) acabam de anunciar um novo projeto de inovação – Projeto THEIA – na área da mobilidade inteligente, num investimento superior a 28 milhões de euros, a aplicar até 2023. A parceria foi oficialmente formalizada esta terça-feira, 7 de dezembro, numa cerimónia da Reitoria da Universidade do Porto, que contou com a participação do primeiro-ministro António Costa.

Este consórcio entre a Bosch e a U.Porto irá integrar cerca de 55 novos colaboradores da Bosch e mais de 70 investigadores da Universidade do Porto. O projeto é mais um exemplo da aposta da Bosch nas relações de parceria com a academia como forma de contribuir para a inovação e competitividade do país. “Não temos dúvidas que estas parcerias são a chave para impulsionar a inovação, o desenvolvimento científico e a criação de emprego qualificado. É por isso que continuaremos a trabalhar no sentido de promover estas relações que são sinónimo do reconhecimento da qualidade do talento e da dinâmica do ecossistema de investigação e desenvolvimento que existe em Portugal”, afirma Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal.

O projeto THEIA tem como objetivo investigar e desenvolver soluções no âmbito da melhoria das capacidades sensoriais de veículos autónomos. Recorre, para isso, a algoritmos de perceção baseados nos dados recolhidos pelos seus sensores – com especial foco nos sensores LIDAR – para construir uma perceção exata, robusta e segura da sua envolvente exterior.

Assim, até 2023, as equipas da Bosch e da Universidade do Porto estarão focadas no desenvolvimento deste projeto que surge como resposta às exigências da condução autónoma. A perceção integral da envolvente externa do veículo, a estimativa das condições externas que afetam a condução – como por exemplo as condições meteorológicas – e da caracterização de cenários críticos por meio da realização de testes e validação em contextos laboratoriais (de forma a garantir uma perceção mais avançada do que a do ser humano) são alguns dos pontos prioritários do projeto THEIA.