O Município de Braga voltou a prestar tributo a todos os campeões que, ao longo do ano, demonstraram o seu mérito desportivo a nível nacional, europeu e mundial. Atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, assim como o melhor evento desportivo do Concelho, tiveram o merecido reconhecimento nesta VIII Gala do Desporto, que decorreu no Altice Fórum Braga.

O júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Nuno Maia, árbitro internacional desde 2015, que esteve nos principais palcos do voleibol nacional e internacional como a poule de apuramento para o Campeonato da Europa, Golden League, Silver League, Taça Challenge Nacional, playoff de apuramento para campeão nacional e ainda na Taça e Supertaça de Portugal.

Na categoria de melhor treinador, Jorge Braz, seleccionador nacional que conduziu a Portugal ao brilhante título mundial de futsal, foi o grande vencedor. Uma vez que se encontra ao serviço da selecção nacional, Jorge Braz fez-se representar pela sua esposa, Paula Veras.

O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a Manuel Vieira, presidente da Delegação de Braga da Associação Portuguesa de Deficientes, cargo que exerce desde 2018. Manuel Vieira é considerado pelos seus pares como possuidor de um excelente sentido de responsabilidade e de partilha, dotando a sua instituição da melhor equipa nacional de basquetebol em cadeira de rodas nos últimos anos, na qual assume ainda a posição de atleta. Já o prémio de Mérito e Excelência foi atribuído ao canoísta Emanuel Silva.

Os Bracarenses também foram chamados a participar nesta VIII Gala do Desporto, para eleger o melhor evento desportivo do ano. Através de uma votação online, o FIA Hill Climb Masters foi o evento do ano, recolhendo 51,2% dos votos, numa categoria que integrava, ainda, o Braga Open 2021; o Meeting de Braga 2021; a Meia Maratona Braga 2021, e o programa MEXE-TE Braga.

Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo Município de Braga, numa Gala que se revelou transversal a todas as modalidades. Do Basquetebol ao Aeromodelismo, do Montanhismo e Escalada ao Karaté, passando pelo Voleibol, Atletismo, Futebol, Triatlo ou Tiro com Armas de Caça, entre outras modalidades, foram centenas de atletas distinguidos pelas suas conquistas.

Em anexo, segue a lista completa dos atletas e clubes agraciados nesta VIII Gala do Desporto de Braga.

Mais de 170 distinguidos numa gala, a oitava, que encantou o público. Veja aqui as imagens da gala da note passada.