O cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Braga, José Luís Carneiro, acompanhado pelos também candidatos Joaquim Barreto, Palmira Maciel e Hugo Pires, visitaram esta manhã o Hospital de Braga. O Hospital de Braga abriu portas em maio de 2011 e, desde então, tem assumido um lugar cimeiro como referência na prestação de cuidados de saúde.

Joaquim Barreto começou por elogiar o Hospital e a sua direção “Este hospital é uma referência enquanto Entidade Pública Empresarial mas é, sobretudo, uma referência na prestação de cuidados de saúde de excelência. Serve mais de um milhão de portugueses e é um exemplo da vitalidade e da fulcral importância do SNS”.

Palmira Maciel elogiou também a relação entre o Hospital e a comunidade “Este hospital concilia, nas suas instalações, unidades de assistência médica, investigação e ensino universitário. Está articulado com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e dessa relação, estamos certos, surge inovação e futuro. Ainda ontem recebeu 102 médicos internos e, pelo que foi noticiado, não tem nenhuma especialidade com vagas por preencher ”.

Os candidatos socialistas aproveitaram a visita para apresentar à Direção do Hospital um dos compromissos eleitorais “Na próxima legislatura, vamos implementar o regime de trabalho em dedicação plena, como previsto no projeto de Estatuto do SNS, de aplicação progressiva, a iniciar pelos trabalhadores médicos numa base voluntária e de compromisso assistencial, com negociação sindical do acréscimo do período normal de trabalho semanal em vigor, do acréscimo remuneratório e do regime de incompatibilidades”, afirmou José Luís Carneiro.

Hugo Pires acrescentou “Vamos ainda rever os incentivos pecuniários e não pecuniários para a atração e fixação de médicos em zonas carenciadas. Em Braga sabemos que não há essa dificuldade mas reconhecemos que ela existe noutros concelhos do distrito”.