O selecionador português de futebol, Fernando Santos, anunciou esta quinta-feira a lista de convocados para o play-off de apuramento para o Mundial2022. De fora, como já se previa, ficam Rúben Dias, Renato Sanches e Nélson Semedo. De regresso está uma surpresa, Cédric Soares, e há uma estreia: Gonçalo Inácio.

“Este é um momento para ganhar e estarmos presentes no campeonato do mundo. É o foco total de todos nós e do povo. Não há muito mais conversa. Tudo o resto é menos importante”, afirmou o mister Fernando Santos, depois de anunciar a lista de 25 convocados.

Convicto da presença de Portugal no Mundial2022, que vai ser disputado no Qatar, o mister reforçou que “o que importa neste momento é o presente, é jogar uma meia-final e vencer, e depois jogar uma final e vencer”. E por jogar em casa “naturalmente que Portugal é favorito”.

“O favoritismo vamos ter de mostrar em campo. A Turquia tem bastante qualidade individual e coletiva. É uma equipa bastante agressiva, que tende a partir o jogo. Conhecemos bem a Turquia e sabemos bem o que querem, mas também sabemos da nossa qualidade. Vamos ter respeito pela Turquia, mas não podemos ter medo ou entrar em stress. Temos de confiar em nós e saber o que temos de fazer. Se respeitarmos o adversário, estaremos mais perto da vitória. O talento por si só não ganha jogos“, vincou.

Apesar de ter apenas três dias para preparar o encontro com os turcos, Fernando Santos foi perentório na análise a esse eventual problema: “Não podemos falar no handicap do pouco tempo. É o tempo que temos e temos de ganhar.”

EIS A LISTA DE 25 CONVOCADOS:
Guarda-redes – Anthony Lopes (Olympique Lyon), Diogo Costa (FC Porto) e Rui Patrício (AS Roma);

Defesas – Cédric Soares (Arsenal FC), João Cancelo (Manchester City), Diogo Dalot (Manchester United), Gonçalo Inácio (Sporting CP), José Fonte (Lille OSC), Pepe (FC Porto), Nuno Mendes (PSG), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)

Médios – Danilo Pereira (PSG), Matheus Nunes (Sporting CP), William Carvalho (Real Betis), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bruno Fernandes (Manchester United), João Moutinho (Wolverhampton Wanderers FC), Otávio Monteiro (FC Porto), Bernardo Silva (Manchester City)

Avançados – João Félix (Atlético Madrid), André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Diogo Jota (Liverpool FC), Gonçalo Guedes (Valência) e Rafael Leão (AC Milan).

O primeiro duelo com a Turquia está marcado para as 19:45 da próxima quinta-feira, dia 24 de março, no Estádio do Dragão, que em caso de triunfo luso, será também palco da final do play-off, perante a Itália ou Macedónia do Norte, a 29 de março, também às 19:45.

De referir que Portugal precisa de vencer os dois encontros para chegar à fase final do Mundial de 2022. Se isso não acontecer, a Seleção Nacional falhará a primeira grande competição no século XXI, depois de 11 presenças consecutivas, desde 2000 – a última ausência aconteceu no Campeonato do Mundo de 1998, disputado em França.

E se isso acontecer, Fernando Santos deixa o cargo? “O futuro não tem de nos afetar. Não é o momento mais difícil à frente da seleção, mas é o mais importante, seguramente. Temos um objetivo e queremos cumpri-lo. Temos de nos focar nisso. Estamos a jogar por Portugal. É importante pensarmos menos em cada um individualmente e focarmo-nos, sim, na equipa e em ganhar esta meia-final“, respondeu na conferência de imprensa desta quinta-feira.