Sp. Braga esteve a vencer St. Gilloise até bem perto do fim mas sofreu dois golos em oito minutos e sofreu a segunda derrota da época de forma consecutiva (1-2). Minhotos perderam liderança do grupo.

O SC Braga viu-se travado pela primeira vez na Liga Europa 2022/23. O conjunto minhoto só sabia ganhar na prova até esta noite, mas acabou derrotado por 2-1 na receção aos belgas do Unio St.Gilloise, que desta forma lideram agora isolados o Grupo D.

O espanhol Abel Ruiz assinou, a abrir a segunda parte, o golo do Braga, que parecia caminhar para chegar aos nove pontos, mas o triunfo acabou por fugir, com dois golos do adversário nos minutos finais, num jogo que cedo se percebeu que não ia ser nada fácil para a formação de Artur Jorge.

Igualmente 100 por cento vitorioso no grupo à entrada para esta ronda, o St.Gilloise foi melhor na primeira parte e colocou mesmo a bola no fundo das redes por duas vezes. Porém, a árbitra da partida, , anulou os dois golos, o primeiro por mão na bola e o segundo por fora de jogo. Antes do intervalo, os visitantes enviaram ainda uma bola à trave da baliza de Matheus, mas o intervalo chegou mesmo com o nulo a subsistir.

O segundo tempo, porém, trouxe um Braga bem melhor e o golo apareceu cedo. Logo aos 49 minutos, Vitinha, num excelente lance individual, chegou à linha de fundo pela direita já dentro da área belga e cruzou atrasado para o remate certeiro de Ruiz.

O jogo abriu por completo e as oportunidades de golo começaram a sugir a um ritmo alucinante junto das duas balizas. Vitinha ficou perto do 2-0 pouco depois, mas só um corte providencial de Tormena em cima da linha evitou o empate do St.Gilloise. Depois, foi Matheus a negar o golo à turma forasteira, com Morris, guarda-redes da turma visitante, a efectuar também uma série de boas defesas.

Mas, quando se pensava que o resultado já não ia mexer mais, os visitantes marcaram por duas vezes e garantiram a vitória. Adingra serviu Nilsson para o 1-1, aos 86 minutos, e já nos descontos, num lance confuso na grande área do Braga, o mesmo Nilson – que saltou do banco no decorrer da segunda parte – aproveitou para bisar na partida e fixar o resultado final em 1-2.

Tratou-se da segunda derrota consecutiva do Braga no conjunto de todas as competições, depois do desaire frente ao FC Porto no fim de semana para a I Liga e deixa os ‘guerreiros’ no segundo lugar do Grupo D, a três pontos do St.Gilloise, que segue 100 por cento vitorioso na frente, com nove pontos ao fim de três jornadas, com mais três por disputar. Note-se que o primeiro classificado segue diretamente para os oitavos de final, enquanto o segundo, para chegar a essa fase, terá de medir forças com uma formação vinda da Liga dos Campeões.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota frente ao Saint Gilloise (1-2) em jogo do Grupo D da Liga Europa:

«Foi um jogo difícil, com um resultado ainda mais difícil para nós. Em largos períodos dos jogo tivemos maior ascendente. Fizemos o primeiro golo, que nos deveria trazer mais capacidade, tivemos oportunidades para fazer o segundo golo, mas ficando com a margem mínima permitimos a reação ao adversário no final, sendo capaz de inverter o resultado».

[Acredita no favoritismo da sua equipa na Bélgica?] «Mais do que o favoritismos, temos é de ganhar. Esta equipa, a nossa, merece elogios. Continuo a acreditar muito no que este clube pode fazer. Sou o primeiro e grande defensor deste grupo de trabalho. Perdemos este jogo, num grupo equilibrado, na próxima semana voltarão a defrontar-se as duas primeiras equipas com tudo em aberto. Temos a esperança e a expetativa de que podemos vencer lá, para ambicionar terminar o grupo no lugar em que desejei que assim fosse».

Declarações de Geraerts, treinador do Saint Gilloise, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo sobre o Sp. Braga (1-2) em jogo do Grupo D da Liga Europa:

«Definitivamente este cenário ajuda a reforçar esta vitória. Ganhar no final do jogo tem sempre um contexto especial, por isso esta vitória é mágica».

«Fizemos uma boa primeira parte contra uma boa equipa, uma equipa com jogadores rápidos e habilidosos. Tivemos algumas chances, mas não conseguimos marcar. Depois de sofrer o golo reagimos bem, como disse, ganhar no final é sempre especial, é magnífico para o clube, para os jogadores, e para os adeptos».

[Nove pontos conquistados] «Vamos continuar com humildade, é verdade que temos nove pontos, mas vamos pensar jogo a jogo. Voltamos a jogar contra o Braga, em casa, temos de ter mentalidade vencedora, dar o nosso melhor. Temos de ser ambiciosos e fazer o nosso melhor, para ver em que lugar estaremos».

[Saint Gilloise mais fresco fisicamente no final foi determinante?] «Durante grande parte do jogo a nossa equipa esteve bem. Muitos jogos são resolvidos nas partes finais. Quando sofremos o golo crescemos. Penso que o Braga recuou, nós continuamos a atacar e fomos a equipa que procurou vencer».

[Disse que o Braga era favorito. Continua a pensar isso em relação ao grupo?] «Não acho que seja relevante, passo sempre a mesma mensagem aos jogadores. O Braga tem uma grande história, está em segundo no campeonato português, e acho que continua a ser favorito para o segundo golo».

[Depois de serem revelação no campeonato na última época, acreditam que podem ser a equipa sensação na Liga Europa?] «Vamos tentar manter esta dinâmica, somos competitivos, vamos manter esta ambição, trabalhando como nas últimas épocas. Temos uma estrutura competente num clube organizado».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Union Saint-Gilloise, 1-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Abel Ruiz, 49 minutos.

1-1, Gustaf Nilsson, 86.

1-2, Gustaf Nilson, 90+4.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Fabiano, Tormena, Paulo Oliveira, Sequeira, Castro (Gorby, 89), Racic, André Horta (Rodrigo Gomes, 65), Ricardo Horta (Diego Lainez, 79), Abel Ruiz (Álvaro Djaló, 89) e Vitinha (Banza, 79).

(Suplentes: Tiago Sá, Luckas Hornicek, Victor Gómez, Niakaté, Bruno Rodrigues, Gorby, Rodrigo Gomes, Diego Lainez, Iuri Medeiros, Álvaro Djaló, Hernâni Infande e Banza).

Treinador: Artur Jorge.

– Union Saint-Gilloise: Anthony Morris, Bart Niuwkoop (Guillaume François, 83), Ismael Kandouss (Gustaf Nilsson, 83), Christian Burgess, Van Der Heyden, Senne Lynen, Lazare Amani (Cameron Puertas, 89), Loic Lapoussin (Simon Adingra, 67), Dante Vanzeir (Ross Sykes, 90+1), Teddy Teuma e Victor Boniface.

(Suplentes: Lucas Pirard, José Rodriguez, El Azzouzi, Simon Adingra, Guillaume François, Cameron Puertas, Ross Sykes e Gustaf Nilsson)

Treinador: Karel Geraerts.

Árbitro: Stéphanie Frappart (França).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Teddy Teuma (17), Tormena (23), Fabiano (62) e Anthony Morris (90+3).

Assistência: 14.044 espetadores.