Apoios de 125 euros e de 50 euros por dependente começam a ser pagos na quinta-feira.

Cerca de 1,3 milhões de portugueses atualizaram o IBAN no Portal das Finanças desde que foi anunciado o ‘cheque’ de 125 euros para apoiar os que recebem até 2.700 euros por mês. Este apoio, a par dos 50 euros por dependente, começa a ser pago na quinta-feira.

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pelo Notícias ao Minuto por fonte oficial do Ministério das Finanças. 

“Os primeiros 500 mil beneficiários vão receber já os 125 euros nesta quinta-feira [dia 20 de outubro]“, disse Fernando Medina, na terça-feira, à margem de um encontro organizado pelo International Club of Portugal, detalhando que o ritmo diário será de 500 mil pagamentos por dia.

Em causa, recorde-se, está um apoio de 125 euros pago a adultos não pensionistas com rendimentos mensais inferiores a 2.700 euros. Paralelamente, será também pago o apoio de 50 euros por dependente até aos 24 anos de idade (inclusivamente), ou sem limite de idade no caso dos dependentes por incapacidade

Ou seja, uma família em que ambos os elementos do casal reúnem condições para receber os 125 euros, e que tenha dois filhos, “irá receber já a partir desta quinta-feira 350 euros na sua conta”, explicou o ministro das Finanças. 

O pagamento do apoio é feito por transferência bancária, através do IBAN que conste no sistema de informação da Segurança Social, mas caso não seja possível proceder ao pagamento por esta via, será realizado por vale postal.

Nos casos em que o pagamento é feito pela AT, quando haja essa impossibilidade, as entidades repetirão mensalmente as transferências durante seis meses, permitindo aos beneficiários atualizar o IBAN no Portal das Finanças durante esse período.

A medida faz parte do pacote de apoios aprovado pelo Governo no início de setembro com o objetivo de compensar o impacto do aumento dos preços.