A tutela das Infraestruturas foi entregue a João Galamba, até então secretário de Estado do Ambiente e da Energia.

A nova ministra da Habitação, Marina Gonçalves, que já desempenhava o papel de secretária de Estado da mesma pasta, tendo acompanhado de perto o trabalho de Pedro Nuno do Santos, é a ministra mais nova no Governo, neste momento. Com apenas 34 anos, já soma seis anos como membro do Governo.

O percurso académico de Marina Gonçalves começou por uma licenciatura em direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e o caminho continuou até se tornar mestre em Direito Administrativo.

Iniciou funções de assessora no gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares em 2015, após ter estado como assessora jurídica no Grupo Parlamentar do Partido Socialista de 2011 a 2015. Em simultâneo, exerceu o cargo de advogada estagiária na sociedade FALM, de 2011 a 2013.

A estreia no Ministério das Infraestruturas e da Habitação aconteceu em fevereiro de 2019, onde desempenhou a função de chefe de gabinete durante nove meses.

Na anterior legislativa, exerceu o cargo de vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, entre outubro de 2019 e setembro 2020, até se tornar deputada da Assembleia da República na atual legislatura. Em 2022, este ano, deixou a Assembleia da República e regressou ao Governo para assumir o cargo de secretária de Estado da Habitação.

A demissão de Pedro Nuno Santos do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, na semana passada, levou também à saída da secretária de Estado da Habitação, que assume agora o cargo de ministra da Habitação.

O ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação demitiu-se, na semana passada, face à perceção pública e ao sentimento coletivo gerados em torno do caso TAP e da indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis.

A tutela das Infraestruturas foi entregue a João Galamba, até então secretário de Estado do Ambiente e da Energia.