Hospital de Guimarães vai tratar doentes com cancro ao domicílio

O Hospital de Guimarães vai avançar com um novo projeto «inovador de humanização» para doentes com cancro. O objetivo do projeto, apresentado esta quinta-feira por Camila Coutinho, diretora do Serviço de Oncologia do Hospital de Guimarães, é a realização de tratamentos como imunoterapia, hormonoterapia e terapêuticas de suporte ao domicílio.

Em comunicado, o Hospital Senhora da Oliveira explica que o objetivo do projeto “OncoConsigo” é colocar «as necessidades dos doentes no centro da sua atividade promovendo a humanização de cuidados», bem como «prestar cuidados de forma mais confortável, melhorando assim a qualidade de vida do doente oncológico».

A equipa da “OncoConsigo” – assim se denomina o projeto – é composta por enfermeiros e médicos do Serviço de Oncologia e por farmacêuticos dedicados a esta área, contando também com o apoio de vários profissionais envolvidos no tratamento dos doentes oncológicos.

Após uma fase inicial de preparação do projeto, em fevereiro será iniciada a domiciliação de cuidados realizados no Hospital de Dia de Oncologia. Em junho serão avaliados os resultados para consolidar evidência de que este projeto acrescenta valor na saúde dos doentes e assim integrar esta tipologia de prestação de cuidados na carteira de serviços do hospital.

Este projeto conta com o apoio de vários parceiros, entre os quais a Liga dos Amigos do Hospital e o Lions Clube de Guimarães.

O projetio será apresentado amanhã por Camila Coutinho, diretora do Serviço de Oncologia do Hospital de Guimarães.