Ricardo Rio integra, a partir de hoje, a nova direção da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP). Desta forma, o presidente da Câmara Municipal de Braga passa a assumir um papel preponderante na promoção da região Norte junto dos diversos mercados internacionais.

Luís Pedro Martins, que tomou posse como presidente da ATP, tem a seu cargo, também, a presidência da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). Esta unificação de lideranças concretiza, assim, a intenção do responsável e do presidente do Município do Porto, Rui Moreira, de definir e implementar uma estratégia comum de promoção da região Norte.

“Vivemos tempos desafiantes para um setor vital da nossa economia, como é o caso do turismo, e acredito que só conseguiremos ultrapassar esta crise se toda a região estiver unida e coordenada”, referiu Ricardo Rio em nota enviada à imprensa.

O autarca bracarense sublinhou também o “momento histórico” que caracteriza esta junção de lideranças. Lembrou ainda que Braga sempre defendeu esta articulação desde o início, tendo sido parte integrante do processo de aproximação das duas entidades.

De salientar que este processo começou em março de 2019 com uma primeira reflexão de Rui Moreira e Luís Pedro Martins. Dois meses depois, a Assembleia Geral da TPNP aprovou a participação na ATP, enquanto associada, reatando a relação institucional entre as entidades.

Até à data, a TPNP encarregava-se da promoção da região Norte junto do mercado nacional e internacional de proximidade (regiões autónomas espanholas da Galiza e de Castela e Leão). Já a ATP estava responsável pela restante promoção externa do território.

Após o ato eleitoral da ATP no passado dia 17 de setembro, a lista encabeçada por Luís Pedro Martins venceu com 98,5% dos votos. O responsável mostrou-se “honrado” e salientou a possibilidade de “integração funcional” das entidades com vista à promoção de uma “marca oficial de turismo”.

Antes destas eleições, a TPNP e a ATP assinaram um memorando de entendimento. O documento pretendia a “promoção e o reforço da cooperação recíproca das partes”, potenciando, assim, o “desenvolvimento turístico do Porto e Norte de Portugal”.

Para atingir este clima de cooperação, as duas entidades realizaram, mesmo antes da junção, uma série de iniciativas conjuntas. Destas, destacou-se a campanha “O Norte está lá em cima”, lançada este verão, que chamou os portugueses para passarem férias no território.

Além de Ricardo Rio e Luís Pedro Martins, a direção recém-empossada é composta pelo representante do Município do Porto, Ricardo Valente, e pelo representante da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho. Fazem parte ainda Fernando Vieira pela ANA Aeroportos, Ana Pinho pela Fundação Serralves, bem como outros representantes dos setores da hotelaria, turismo e restauração.