O mau tempo provocou 300 ocorrências no Concelho de Guimarães, entre os dias 22 de dezembro de 2022 e 9 de janeiro de 2023. A revelação foi feita pela vereadora responsável pelos serviços de Protecção Civil na reunião do Executivo vimaranense realizada esta quinta-feira.

Durante esse período, os serviços da Câmara Municipal foram chamados a proceder a 18 avaliações técnicas de estruturas, registando-se 14 aluimentos e deslizamentos de terras e 12 inundações.

Na sua intervenção, Sofia Ferreira deu a conhecer à vereação vimaranense o impacto da intempérie ocorrida durante a quadra festiva, destacando o empenho e a disponibilidade dos profissionais ligados a todas as entidades na resposta às solicitações das populações durante a quadra festiva.

A monitorização permanente das bacias de retenção que obrigou a uma verificação constante, sobretudo nos dias 29 de dezembro e 1 de janeiro, com a presença dos técnicos que asseguram a monitorização e controlo do sistema durante 20 horas foi realçada pela responsável que enalteceu o eficaz funcionamento e capacidade das estruturas de engenharia hidráulica localizadas no Parque das Hortas e no Parque da Cidade.

A Vereadora indicou que vários edifícios municipais sofreram infiltrações e inundações, dando o exemplo do Laboratório da Paisagem, em que a subida do caudal do rio Selho causou prejuízos consideráveis.

Do levantamento efectuado, o Município estima que os prejuízos nos equipamentos da sua responsabilidade na ordem dos 640 mil euros, montante que já foi reportado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para que seja reportado ao Governo.