O Sporting de Braga venceu esta sexta-feira por 1-0 o Casa Pia, na abertura da 29.ª jornada da I Liga, e subiu de forma provisória ao segundo lugar do campeonato, a três pontos do líder Benfica.

No Estádio Nacional, em Oeiras, casa emprestada do Casa Pia, foi o avançado Ricardo Horta que marcou o único golo da partida, aos 54 minutos, garantindo o quarto triunfo consecutivo do Sporting de Braga no campeonato.

Com este resultado, o Sporting de Braga sobe provisoriamente ao segundo lugar, com 68 pontos, ultrapassando o FC Porto, que tem menos um, e a três do Benfica, equipas que ainda não jogaram nesta ronda, enquanto Casa Pia está em nono, com 39.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, em conferência de imprensa, depois da vitória sobre o Casa Pia (1-0), no Estádio Nacional, em jogo da 29.ª jornada da Liga:

Quinta vitória consecutiva, mais perto do objetivo da Liga dos Campeões?

– Face aquilo que é o compromisso que temos enquanto equipa, sou apenas o porta-voz da ambição dos jogadores, destaco o registo de não sofrermos golos e de marcarmos em todos os jogos. É o registo que queremos manter até ao fim.

O Sp. Braga está no segundo lugar, se pudesse, acabava já hoje o campeonato?

– Percebo que haja muitas contas a fazer, mas não as faço, faço apenas as contas a cada vitória que vamos somando. Não dependemos de nós próprios para o primeiro ou para o segundo lugar. Trabalhamos muito para poder ambicionar chegar mais alto, mas falta ainda terminar a jornada. A nossa parte está feita de uma forma muito competente.

Segundo jogo consecutivo de Ricardo Horta a marcar. É um jogador determinante nesta altura?

– Não há titulares neste Braga. O mérito de jogar resulta do bom trabalho nos treinos e em função dos jogos. Eles têm dado o seu melhor e sinto que o meu trabalho é gratificante. Temos os jogadores comprometidos com o objetivo definido, jogando mais ou menos tempo. É obrigatório que cada jogador esteja preparado para jogar. Todos têm de estar preparados para poderem jogar.

O Sp. Braga voltou a vencer por 1-0, não ficaram a faltar golos à exibição desta noite?

– Acho que sim, na segunda parte principalmente. Na primeira parte tivemos, em alguns momentos, dificuldade em encontrar espaços para ferir o adversário. Tivemos uma grande entrega, corremos muito, mas o critério nem sempre esteve lá. Agora na segunda tivemos várias oportunidades para sairmos com um resultado mais dilatado.

O Sporting está, nesta altura, a dez pontos do Sp. Braga. Não está na altura de assumir novos objetivos?

– Não sei o que o Sporting vai fazer nesta jornada, não posso fazer grandes comentários. Temos apenas o compromisso de jogar o nosso melhor. Se isso permitir chegar mais longe, tanto melhor, mas temos de ter esta frieza de análise. Não temos dúvida nenhuma, vamos dar sempre o nosso melhor e levar as contas para a última jornada.

Filipe Martins, treinador do Casa Pia, em conferência de imprensa, depois da derrota diante do Sp. Braga (0-1), em casa, no jogo de abertura a 29.ª jornada da Liga:

– Acho que na primeira parte fizemos um jogo muito competente, arriscámos nos momentos certos, colocámos dificuldades ao Braga. É obvio que nesta parte final tentei fazer alguma coisa diferente, de forma a podermos chegar à igualdade, mas acho que a equipa esteve bem até ao lance do golo. Depois, como é obvio, permitimos algumas transições ao Braga que podia ter chegado ao segundo golo. Mas acho que ainda tivemos uma boa reação. Acho que o golo foi o momento do jogo, porque mudou um bocadinho a forma como estávamos a abordar o jogo A partir desse momento, tivemos de nos estender mais.

Posição de Ricardo Horta na zona central atrapalhou estratégia?

– Na primeira parte não estivemos bem nesse aspeto, permitimos muitas bolas a entrar entrelinhas, na zona do Ricardo Horta. Identificámos o problema e começámos a não o permitir tantas vezes. O nosso duplo pivot estava muito preocupado com o outro médio mais recuado e permitimos uma ou bola perigosa ali. A partir de um certo momento conseguimos estancar esse fator. Eles exploraram muito bem, mas acho que também fizemos coisas boas. O Braga não conseguiu criar tantas oportunidades como costuma criar, principalmente até ao golo.

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Estádio Nacional, em Oeiras.

Casa Pia – SC Braga, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Ricardo Horta, 54 minutos.

Equipas:

– Casa Pia: Ricardo Batista, João Nunes, Fernando Varela (Clayton, 78), Zolotic, Derick Poloni (Lucas Soares, 62), Neto (Cuca, 78), Afonso Taira (Beni, 62), Leonardo Lelo, Yuki Soma (Felippe Cardoso, 62), Godwin e Rafael Martins.

(Suplentes: Lucas Paes, Lucas Soares, Duplexe, Vasco Fernandes, Beni, Cuca, Diogo Pinto, Felippe Cardoso e Clayton).

Treinador: Filipe Martins.

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Tormena, Niakaté, Borja, Al Musrati, André Horta (Racic, 80), Iuri Medeiros (Pizzi, 72), Ricardo Horta, Bruma (Álvaro Djaló, 80) e Abel Ruiz (Banza, 72).

(Suplentes: Tiago Sá, Joe Mendes, Paulo Oliveira, Racic, Gorby, Pizzi, Álvaro Djaló, Rodrigo Gomes e Banza).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Neto (19), Rafael Martins (53), Ricardo Horta (73), Tormena (87) e Godwin (90+3).

Assistência: 1.016 espetadores.