No âmbito da iniciativa ‘Governo +Próximo’, foi assinado hoje, dia 3 de Maio, um protocolo de cooperação técnica entre o Município de Braga e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa promover uma intervenção de regularização e renaturalização do rio Este na denominada ´zona da lagoa´ (entre a Avenida Mestre José Veiga e a zona da comporta da ´lagoa´, no Eixo Desportivo da Rodovia).

A iniciativa contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Hugo Pires, Secretário de Estado do Ambiente, Altino Bessa, vereador do Município de Braga, e José Pimenta Machado, vice-presidente da APA.

Esta intervenção vem completar a primeira fase do projecto, devolvendo as funções ambientais deste troço do rio Este e potenciando a sua posterior ligação ao troço já renaturalizado, entre a ponte Pedrinha e a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires.

A primeira fase iniciou-se já em 2014, com a renaturalização da zona contígua ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), e será agora terminada. A segunda fase irá incidir entre a ´lagoa´ e a Rua da Fábrica e a terceira fase entre a Rua da Fábrica e a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires.

Compete ao Município de Braga preparar e apresentar o projeto para realização desta empreitada, assim como sujeitá-lo à apreciação técnica da APA para obtenção do título de utilização dos recursos hídricos. Por seu turno, a APA prestará todo o apoio técnico que venha a ser solicitado pelo Município, acompanhará a execução da obra e emitirá as recomendações ou orientações necessárias.