‘Procissão da burrinha’ sai hoje às ruas da cidade de Braga

Procissão da Burrinha sai à rua mais «aprimorada» e com duas músicas novas

As celebrações da Semana Santa de Braga, o Cortejo Bíblico ‘Vós sereis o meu Povo’ começa e termina na Igreja de S. Victor e promete reunir milhares ao longo de todo o percurso.

Um cortejo que, desde o seu regresso ao activo em 1998, se tornou já um dos momentos mais emblemáticos e simbólicos da Semana Santa de Braga, está pronto para arrancar hoje, a partir das 21.30 horas, da Igreja de S. Victor e voltar a calcorrear algumas das principais artérias do centro histórico ‘augusta cidade’ e proporcionar momentos de grande beleza, fé e emoção aos milhares de devotos – e não só – que vão encher as ruas ao longo de todo o percurso.

O Cortejo Bíblico ‘Vós sereis o meu povo’, comummente apelidado de Procissão de Nossa Senhora da burrinha, é organizado pela Junta de Freguesia e pela Paróquia de São Victor e “surge como evocação da procissão de Nossa Senhora das Angústias que marcou o quotidiano da freguesia desde a segunda metade do século XVIII e que integrava uma imagem de Nossa Senhora montada numa burrinha, que a tornou numa das mais populares da cidade de Braga”, pode ler-se na explicação do evento publicada no site da Semana Santa de Braga.

“Realizando-se inicialmente no primeiro domingo de Julho, foi, após um tempo de interregno, integrada na Semana Santa em 1960, tendo decorrido até 1973. Retomada em 1998, deixando de lado o ideário devocional das Dores de Maria, centrou-se na narrativa da história da Salvação, desde Abraão até Jesus Cristo. Um dos últimos quadros repete a tradicional Fugida para o Egipto, com a representação de Nossa Senhora da burrinha, o quadro mais apreciado pelas pessoas que assistem”, refere ainda a publicação, que permite explicar a origem deste momento solene da Páscoa bracarense e também deixar ‘água na boca’ aos muitos que ainda não conhecem esta iniciativa.

Recorde-se que, como é já tradição também, Braga transforma-se, por estes dias, num enorme espaço multicultural, com a presença de muitos estrangeiros – principalmente galegos – que se deslocam à cidade para assistirem à programação da Semana Santa bracarense, centrando-se a sua presença também naquelas que são consideradas as procissões mais importantes do momento: a Procissão da Burrinha, a Procissão do Senhor ‘Ecce Homo’ e a Procissão do ‘Enterro do Senhor’.