E já na próxima semana de 17 a 21 de maio que arranca uma das festas mais esperadas todos os anos em Braga.

Na apresentação da edição deste ano, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, falou que a Braga Romana é “um dos grandes eventos da cidade”. “A Braga Romana é um evento que traz muita animação à cidade, muito convívio, muita interação entre os bracarenses e os vários que nos visitam, mas que tem na sua raiz uma dimensão de valorização da nossa história e do nosso património, de que não abdicamos”, referiu o autarca.

Ricardo Rio destacou a realização de uma Mesa Redonda, no dia 19, na Casa do Conhecimento da UMinho, dedicada ao tema “Oportunidades e Desafios da Arqueologia Urbana”, iniciativa que apresentará os resultados da intervenção arqueológica da Rua Nossa Senhora do Leite.

Alexandra Lima, diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, realçou a importância da preservação dos vestígios da antiga Bracara Augusta que se aliam ao evento da Braga Romana. “Estamos quase a comemorar os 50 anos do início deste projeto. Foi uma aventura de salvamento e de estudo dos vestígios que foi a antiga Bracara Augusta e, portanto, desde o início dessas escavações, é para todos nós um gosto que se tenha tornado em algo com esta dimensão que a Câmara Municipal tem vindo a imprimir à Braga Romana”, disse.

Este ano será elaborado o roteiro gastronómico “Braga Romana à Mesa”, que conta já com 18 restaurantes aderentes com menus da época. “São menus que começam nos 7 euros e podem ir até aos 35 euros. Os folhetos com os diversos menus serão distribuídos pela cidade”, disse Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga

Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, marcou presença na conferência de imprensa para convidar os bracarenses e visitantes da Braga Romana à Geira Romana, que se realiza de 26 a 28 de maio. “O Município de Terras de Bouro tem, desde 2013, a sua Geira Romana como Património Nacional. Com esta parceria com Braga, faço o convite a todos os milhares de visitantes da Braga Romana para que no fim de semana a seguir, de 26 a 28 de maio, possam ir a Terras de Bouro”, convidou o autarca.

Entre os mais de 100 espetáculos e 130 atividades pedagógicas, destaque para o Cortejo Triunfal, o Casamento Romano, os Baptizados, o Funeral Romano e o Circo Maximus.

Três mil crianças abrem o programa da Braga Romana

Cabe aos mais novos a abertura da Braga Romana, no dia 17, pelas 10h00, com Ludi Florei – Florália. Na Praça Municipal, perto de três mil crianças celebram a Deusa Flora, símbolo do eterno renascimento da Primavera com um espectáculo multidisciplinar de cruzamento entre o circo, a música e dança. E que este ano será celebrado, também, para o público em geral no horário nocturno, após Rito Fundacional a partir das 21h00.

Do vasto programa destaque ainda para o Cortejo Triunfal que contará com mais de 500 participantes, para o Casamento Romano, os Baptizados e também o impactante Funeral Romano. Despois do sucesso do ano passado o Circo Maximus está de regresso ao Pópulo.

Ricardo Rio destacou ainda a realização de uma Mesa Redonda, no dia 19 de Maio, na Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, dedicada ao tema “Oportunidades e Desafios da Arqueologia Urbana” que vai apresentar os resultados da intervenção arqueológica da Rua Nossa Senhora do Leite.

O autarca adiantou ainda que até ao próximo mês de Junho vai ser lançado o concurso para a musealização da Insula das Carvalheiras, o que significa que na Braga Romana de 2025 já teremos este espaço como um dos palcos mais especiais para essa edição.

Ao longo de cinco dias, é recriado todo o bulício das urbes romanas, para que todos possam partilhar o legado cultural dos antepassados, a história, o património e os costumes que fazem hoje a identidade colectiva de Braga.

Segundo o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, a Braga Romana deverá trazer à cidade entre 250 mil a 300 mil pessoas, representando um impacto económico de 10 milhões de euros.

A conferência de imprensa contou ainda com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro Manuel Tibo e da directora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Alexandra Lima.