O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai inaugurar, na sexta-feira, em Viana do Castelo, uma estátua de homenagem aos trabalhadores do Minho, foi hoje anunciado.

A peça, elaborada pelo professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Acácio Viegas, será inaugurada às 14:45, na Alameda João Alves Cerqueira.

Em Braga também será colocada uma “escultura gémea”, sendo que esta é uma iniciativa da Associação Empresarial do Minho, para assinalar o seu 2.º aniversário.

“O convite surgiu da Associação Empresarial do Minho e as peças de cinco metros de altura serão apresentadas e inauguradas esta sexta-feira, por ocasião do segundo aniversário desta Associação”, explica o IPVC em comunicado.

“As esculturas são formadas por uma peça central de cinco metros de altura, construída com quatro elementos verticais principais em aço, pequenos elementos cerâmicos e painéis de vidro. Há uma segunda peça construída também em aço, das mesmas características da peça central, que permite, pelo seu desenho e escala, a interação com o observador, que é convidado a sentar-se na peça e a refletir ou meditar sobre o significado de ‘trabalho’, provocado pelos estímulos visuais da peça central”, descreve Acácio Viegas.

Além da peça que será inaugurada sexta-feira, pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, a “escultura gémea” será inaugurada em Braga, pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, e pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio. Esta peça ficará instalada na Avenida Dr. Francisco Pires Gonçalves. A sua inauguração será às 09:30.

O docente da ESTG-IPVC explica que além da homenagem aos trabalhadores do Minho, há um outro propósito nas peças desenvolvidas: “Ao mesmo tempo, as peças fazem alusão à dimensão de um Minho unido numa visão de estratégia para a região”.

As esculturas “representam o passado”, mas permitem também “projetar o futuro, ou se quisermos, permitir que ele aconteça”, afirma Acácio Viegas, antigo aluno de Design da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e hoje docente na mesma instituição.