Os aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada e queda de granizo, irão permanecer até ao final desta semana, mas na próxima a tendência aponta para que continuem.

A trovoada e a queda de granizo vão manter-se até à próxima semana, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indica ainda que amanhã, quinta-feira, será o “dia menos gravoso”.

A meteorologista Ângela Lourenço explicou que “durante o resto da semana e até ao início da próxima”, mantêm-se os “fenómenos meteorológicos que já ocorreram ontem e nos dias anteriores”.

Isto porque Portugal irá continuar a ter a “influência de núcleos depressionários que, umas vezes, estão mais próximos do território do continente e da zona da Península Ibérica”.

Nos próximos dias, é expectável a “continuação deste regime de aguaceiros, que normalmente tem um ciclo diurno”, sendo “geralmente mais gravoso” no período da tarde do que no período da manhã.

“Há uma intensificação no período da tarde, o que não quer dizer que não possa ocorrer também precipitação, por vezes moderada a forte, durante a noite e durante a manhã, mas, de facto, há um período principal que será durante o período da tarde”, explicou a meteorologista do IPMA.

Os aguaceiros serão “geralmente localizados, mas é extremamente difícil dizer onde é que podem ocorrer”. No entanto, prevê-se que “poderão ser por vezes fortes, acompanhados de trovoada, queda de granizo e rajadas fortes de vento”.

As previsões manter-se-ão assim “essencialmente até ao final da semana” e serão “mais gravosos uns dias”. Amanhã, 25 de maio, serão “menos gravosos do que ontem”, mas a situação irá piorar na sexta-feira, “com precipitação mais frequente e possivelmente forte”.

“O que vai haver são dias por vezes mais gravosos e outros dias menos gravosos, com menos nuvens, mas a situação vai permanecer assim pelo menos até ao final da semana”, afirmou a meteorologista. 

Já na próxima semana, a tendência aponta para que “continue uma situação depressionária e com condições para continuar a ocorrer aguaceiros e trovoadas”. Haverá ainda “dias pontualmente mais gravosos”, com “queda de granizo e rajadas de vento”.