Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, foi eleito presidente do Comité Executivo do Global Parliament of Mayors (GPM), uma rede que reúne presidentes de Câmara de todo o mundo e cuja criação foi particularmente inspirada na obra de Benjamin Barber “If Mayors Ruled The World”, abrindo espaço à abordagem dos grandes temas globais sob a perspetiva dos líderes das autoridades locais.
O autarca de Braga irá assumir esta posição depois do presidente de Mannheim, Peter Kurz, deixar o cargo no próximo mês de agosto. Ricardo Rio é membro do GPM desde 2018 e foi nomeado tesoureiro e membro do Comité Executivo em 2019.
“É com grande orgulho que assumo a Presidência do GPM. Desde o início em 2016, o GPM desenvolveu uma história de unir autarcas de todo o mundo para enfrentar questões globais do século XXI, gerando impacto global e local e promovendo o papel das cidades em organizações internacionais, como as Nações Unidas e o G7, e trabalhando em questões fundamentais como a democracia, a partilha de talento ou as alterações climáticas. Ainda recentemente promovemos a Declaração Global de Autarcas pela Democracia, assinada por mais de 250 presidentes de câmara em todo o mundo. O GPM continuará a servir como um espaço para facilitar a colaboração entre governos locais, e para promover os interesses das cidades no palco global”, disse Ricardo Rio.
O GPM é um órgão único de governança, pelos autarcas e para os autarcas, que funciona como um parlamento e traz as cidades para o primeiro plano mundial. O GPM organiza e amplifica a voz e a influência dos autarcas em todo o mundo e fortalece a relação com governos nacionais, redes, instituições multinacionais, grupos da sociedade civil e empresas. Neste momento, reúne mais de 60 autarcas da Europa, América, Ásia e África, funcionando também com parcerias com diversas organizações internacionais.
Ricardo Rio é atualmente membro do Comité Executivo do Eurocities e membro do Steering Committee dos Champion Mayors para o crescimento inclusivo da OCDE. Foi um dos representantes portugueses no Congresso das Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa e é membro da delegação portuguesa do Comité Europeu das Regiões. Em 2021, foi eleito como World Mayor para a Sustentabilidade pela City Mayors Foundation.