Força Operacional Conjunta chega a Portugal esta quinta-feira, 29 de junho.

A Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON) enviada para o Canadá para apoiar no combate aos incêndios florestais que têm assolado o país regressa a Portugal esta quinta-feira, dia 29 de junho.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil revela que a receção ao contingente português decorrerá no Terminal Militar de Figo Maduro (Lisboa), pelas 22h15.

Recorde-se que a FOCON é composta por 140 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A missão portuguesa, partiu de Lisboa no dia 14 de junho, é chefiada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Armando Silva, e atuou em Lebel-sur-Quévillion, na Província do Quebec, uma da mais afetadas pelos incêndios.

A ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais que as autoridades canadianas fizeram através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.