A Comissão Política da Secção de Braga do Partido Social Democrata realizou este sábado, no hotel Mercure, a formação autárquica “Juntas e Assembleias de Freguesia – Competências e Funcionalidades”. João Granja, presidente do PSD Braga, fez um balanço muito positivo da iniciativa que visou dar mais instrumentos aos autarcas que defendem os interesses das populações.

O evento contou com a participação de destacados membros do partido, com dezenas de autarcas, militantes, independentes e simpatizantes do PSD Braga e foi marcado pela apresentação de casos práticos conduzidos por João Granja, Jorge Paulo Oliveira, presidente da Assembleia da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, e Pedro Oliveira Pinto, Secretário Geral dos Autarcas Social Democratas.

João Granja fez um balanço extremamente positivo da formação, destacando a “qualidade dos conteúdos apresentados e o empenho dos participantes em aprender e aprofundar os conhecimentos sobre as competências e funcionalidades das Juntas e Assembleias de Freguesia”.

“Enquanto o Partido Socialista anda entretido com as disputas internas e com as questões da espuma dos dias, nós trabalhamos de forma metódica e organizada para que os autarcas do PSD e da Coligação Juntos por Braga sejam os mais competentes e os mais bem preparados para o desempenho das suas funções. Uma das grandes responsabilidades de um partido político é formar as pessoas e, por isso, somos muito exigentes em relação a esta matéria”, disse João Granja, referindo que “o PSD Braga tem um plano rigoroso de formação” para apresentar à população os “melhores autarcas”.

Durante o evento, foram abordados diversos tópicos relevantes para o trabalho autárquico, incluindo a gestão administrativa, o relacionamento com a comunidade e as funções de cada cargo. Os casos práticos apresentados pelos experientes autarcas proporcionaram aos participantes uma visão mais abrangente e realista dos desafios e responsabilidades enfrentados no exercício de funções nas Juntas e Assembleias de Freguesia. No encontro, foi apresentada ainda uma base de dados de legislação autárquica, permanentemente atualizada, e que fica ao dispor dos atuais e futuros autarcas.