O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, vai reunir-se, , na próxima segunda-feira, com os autarcas da CIM do Cávado em Vila Verde e também terá uma reunião na Câmara de Braga para analisar a obra do Nó de Infias.

Na reunião com a CIM Cávado, que junta os autarcas de Braga, Barcelos, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro e Esposende, serão abordadas as necessidades em termos de infraestruturas rodoviárias da região.

Fonte ligada ao processo disse a O MINHO que o governante terá, também, uma reunião na Câmara de Braga, onde deve debater o lançamento da obra de requalificação do Nó de Infias, cujo projeto está concluído faltando apenas a concordância do Instituto de Estradas para a abertura do concurso público.

No caso de Vila Verde, a autarquia quer mostrar ao ministro a realidade do trânsito automóvel no “difícil” acesso à vila e a necessidade de uma Variante.

“É uma reivindicação e uma promessa com, pelo menos, 18 anos. Somos um concelho dinâmico e com conexões aos vizinhos, pelo que é urgente que, finalmente, a Variante se faça”, disse a presidente da Câmara, Júlia Fernandes, a O MINHO, aquando da reunião do Conselho de Ministros realizada em maio em Braga.

Na reunião com a CIM Cávado, o governante avaliará, também, idênticas necessidades existentes nos acessos aos restantes municípios do Cávado, Braga, Barcelos, Esposende, Amares e Terras de Bouro.

Os pedidos de Vila Verde

Na data do Conselho de Ministros, a lista enviada ao Governo pela Comunidade Intermunicipal CIM-Cávado, pedia, para Vila Verde, a construção da variante à EN101 – variante a Vila Verde, a construção da variante da Vila de Prado à área empresarial de Oleiros e de um viaduto na rotunda do Canoísta, na Vila de Prado (término/início variante do Cávado com a EN201).

Solicitou, ainda, a Requalificação e Modernização da Estrada Nacional 201, no troço compreendido entre a Vila de Prado e o limite com o distrito de Viana do Castelo, e o prolongamento do ramal de Braga dos caminhos de ferro ao concelho.

Cinco municípios querem variantes

Conforme, então, também reportamos, há cinco municípios do vale do Cávado, que pediram ao Governo que construa variantes aos respetivos concelhos. Assim, a cidade de Braga quer assinar, este ano, um acordo com a Infraestruturas de Portugal para a requalificação do Nó de Ínfias – o cancro rodoviário da urbe – e deseja o arranque do projeto de continuação da Variante do Cávado, até à saída para o Porto. E que terá implicações no trânsito que se dirige para Norte.

Já Barcelos precisa de ligação às autoestradas A3 e A7 e do fecho da circular urbana.

Por seu turno, Amares quer que a Variante do Cávado chegue ao concelho e Terras de Bouro pede uma variante de Rio Caldo a Braga por Amares.

BRT, metro de superfície e comboio

Em cima da mesa da reunião estarão, ainda, as ligações ferroviárias, nomeadamente a possibilidade de um metro de superfície entre Braga e Guimarães e sua possível extensão ao Quadrilátero Urbano (Famalicão e Barcelos).

Em termos de comboio, o concelho de Vila Verde pediu uma linha a partir de Braga, enquanto que, Esposende, apesar de estar bem servido em termos rodoviários, quer que uma futura ligação entre o Quadrilátero Urbano (Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães), por BRT ou outro meio de transporte, tenha um ramal para a cidade e que o eventual prolongamento da linha do Metro do Porto até Viana do Castelo, passe, também, pelo concelho.