Descoberta impressionante não é assim tão invulgar na cidade italiana que é praticamente um verdadeiro museu ao ar livre.
Trabalhadores da construção civil desenterraram um busto de mármore branco intacto no centro histórico de Roma. A descoberta foi partilhada pelo presidente da Câmara da cidade nas redes sociais.
“#Roma continua a devolver provas preciosas do seu passado: uma esplêndida cabeça de mármore intacta foi encontrada durante os trabalhos na Piazza Augusto Imperatore, com a participação da @Sovrintendenza”., escreveu Roberto Gualtieri, no Twiiter.
A peça, que se pensa fazer parte da estátua de uma divindade feminina, foi descoberta durante os trabalhos de “remodelação do Mausoléu de Augusto e da Piazza Augusto Imperatore”, de acordo com um comunicado publicado pela Câmara de Roma, e citada pela CNN Internacional.
O mesmo documento refere que a peça de arte foi encontrada graças ao “trabalho atento dos arqueólogos da Superintendência” e que se espera que esta ajude os especialistas a “aprofundar o conhecimento” da história antiga da cidade.
O superintendente Claudio Parisi Presicce, responsável pelo Património Cultural da cidade, fez saber que “a cabeça foi descoberta, intacta, nos alicerces de um muro da Antiguidade Tardia” e, segundo o mesmo, a descoberta, apesar de impressionante, não é algo tão invulgar.
“A reutilização de esculturas de obras, mesmo de valor significativo, era uma prática muito comum no final da Idade Média, o que permitiu, como neste caso, a preservação bem sucedida de importantes obras de arte”, acrescentou.