O Hospital de Braga vai começar a realizar tratamentos aos doentes com Paramiloidose, conhecida como a doença dos pezinhos, a partir de outubro de 2023, no Hospital de Dia Médico.

No âmbito do Protocolo estabelecido entre o Hospital de Braga e o Centro Hospitalar Universitário de Santo António – CHUdSA, os doentes com esta patologia, que residem na área abrangente do Hospital de Braga, poderão realizar os seus tratamentos mais perto de casa, evitando fazer centenas de quilómetros de três em três semanas.

“Este processo de transição dos utentes para o Hospital de Braga é um cenário bastante positivo para todos: evita que o utente tenha de se deslocar muito além da sua zona de residência, e liberta os serviços dos principais centros de referência nacional, que dão resposta a esta patologia, o CHUdSA e o CHULN”, refere Paula Vaz Marques, Diretora Clínica do Hospital de Braga.

Com o compromisso de prestar cuidados de excelência e proximidade a todos os utentes, o Hospital de Braga iniciará a administração da medicação endovenosa a 18 doentes, no Hospital de Dia Médico. As consultas de acompanhamento continuam a ser realizadas no Centro Hospitalar Universitário de Santo António.

Sobre a Paramiloidose

A Paramiloidose, também conhecida como a doença dos pezinhos, manifesta-se, inicialmente, entre os 25 e os 35 anos (podendo ocorrer depois dos 50 anos), nos membros inferiores, afetando a sensibilidade aos estímulos e a capacidade motora. Informação Hospital de Braga, E.P.E.

Os primeiros sintomas são os sensitivos, podendo ocorrer uma diminuição da sensibilidade à temperatura, sensações de formigueiro, dormência ou dor intensa.

Trata-se de uma doença hereditária, crónica e progressiva, com evolução em 10 anos. Estima-se que em Portugal existam cerca de dois mil doentes com paramiloidose.