Equipa das quinas esteve a perder por dois golos, mas deu a volta com muita classe, ‘roubando’ o título de sub-19 que tinha perdido para La Roja há precisamente um ano.

A seleção nacional de futsal conquistou o Europeu de sub-19, este domingo, ao derrotar a Espanha por 6-2, com uma reviravolta épica alcançada na final disputada na Croácia. Dessa forma, Portugal vinga-se da final perdida há precisamente um ano frente à La Roja, no passado dia 10 de setembro de 2022, precisamente pelo mesmo resultado.

A equipa das quinas não entrou nada bem na partida e, ainda dentro dos primeiros seis minutos, Salas rubricou um bis que deixou José Luís Mendes muito pensativo, solicitando de imediato uma pausa técnica – talvez a chave para a página de ouro que viria a ser escrita mais tarde.

A meio do primeiro tempo, o capitão Lúcio tentou a sua sorte de muito longe, num livre direto, conseguindo reduzir a desvantagem, sendo que, já nos segundos que antecederam o intervalo, Andriy apareceu no sítio certo para restabelecer a igualdade, impedindo que Portugal fosse para o descanso a perder.

A reviravolta, claro, apareceu na segunda parte. Depois de terem visto Espanha a atirar ao poste, os ‘putos’ de Portugal estiveram à altura do desafio e chegaram ao 3-2 através de uma infelicidade de Salas, que empurrou a bola para a própria baliza, aos sete minutos do segundo tempo.

A seleção espanhola tentou chegar ao empate e, depois de muito arriscar, acabou a sofrer. Portugal chegou ao quarto golo a três minutos do fim, através de Tomás Colaço da linha dos dez metros, seguindo-se o bis de Lúcio e ainda o tento final de Pedro Santos com a baliza ‘escancarada’.

Desta forma, Portugal afasta os ‘fantasmas’ das finais com Espanha e os sub-19 ‘roubam’ o título que pertencia ao país vizinho.