O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

ste aviso vermelho para Viana do Castelo começou às 05h00 e termina às 09h00.

Os distritos de Braga e Vila Real vão estar sob aviso laranja por causa da chuva até às 09h00 de hoje enquanto Viseu, Guarda, Aveiro e Coimbra até às 15h00.

Também por causa da chuva, o IPMA colocou os distritos do Porto, Leiria e Castelo Branco em aviso amarelo até às 15h00 de hoje.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Beja até às 12h00 de hoje por causa do vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

Já os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros entre as 06h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado.

Os distritos de Faro, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 06h00 de sexta-feira e as 18h00 de sábado.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população devido à previsão de chuva “forte e persistente”, vento forte e agitação marítima, em especial nas regiões norte e centro.

A ANEPC alerta ainda, com base em informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que “é expectável” um aumento do volume da água na albufeira de Ribeiradio e a jusante desta barragem um aumento na zona de Águeda, podendo também um aumento na bacia do Mondego, junto a Coimbra, “caso se verifiquem as previsões de precipitação forte.