Evento organizado pela Azeituna acontece nos dias 9 e 10 de dezembro

A Azeituna – Universidade do Minho promove mais uma edição do Festival Celta – Certame Lusitano de Tunas Académicas nos dias 8 e 9 de dezembro, com o tema “Volta ao Mundo”. O programa da 28.ª edição foi apresentado ontem numa conferência de imprensa realizada no Posto de Turismo de Braga. De acordo com os representantes da Azeituna, o desafio deste ano é reunir as melhores tunas do país para interpretar temas de todo o mundo. Serão apresentados quatro temas de diferentes continentes, proporcionando assim um espetáculo diversificado. Cerca de 400 participantes das tunas são esperados, e a expectativa é que a sala do Theatro Circo, escolhido como palco, esteja lotada nos dias 8 e 9 de dezembro.

O concurso contará com a participação de tunas renomadas, como a TUP (Tuna Universitária do Porto), a EUL (Estudantina Universitária de Lisboa), a Desertuna (Tuna Académica da Universidade da Beira Interior), TUIST (Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico), EUC (Estudantina Universitária de Coimbra) e TAIPCA (Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave). Extraconcurso, participam a Azeituna e a TUM Tuna Universitária do Minho, além do CAUM (Coro Académico da Universidade do Minho) como grupo convidado. “A nossa atuação é sempre uma surpresa, vão ter de esperar para ver”, afirmou Gabriel Bizarro, presidente da Azeituna. Na área externa do Theatro Circo, haverá uma tenda do festival com produtos, comida e bebida abertos ao público. Na sexta-feira à tarde, o Celta estará presente no Mercado de Natal, com uma apresentação das tunas que participarão no concurso.

Os prémios para os vencedores do Grande Prémio CELTA Volta ao Mundo incluem 2.ª Melhor Tuna, 3.ª Melhor Tuna, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte, Tuna mais Tuna (atribuído pela organização na festa oficial do Certame) e Prémio Sagres (atribuído pela organização na festa oficial do Certame), que serão anunciados pelo júri no final do segundo dia do certame. Após o espetáculo, a discoteca Lustre será o local para encerrar a festa, com condições especiais para os participantes do festival. Os bilhetes já estão disponíveis em bol.pt, FNAC e no Theatro Circo, com o custo de 10 euros (bilhete diário) para o público em geral e 7,5 euros para estudantes. O passe para dois dias custa 15 euros.