Os alunos portugueses de 15 anos viram os seus desempenhos nos testes internacionais de Matemática e Leitura do PISA de 2022 piorarem, revertendo a tendência de melhoria que se verificava na última década.

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) reavaliou os conhecimentos em Matemática, Leitura e Ciência de estudantes de todo o mundo, com cerca de 690 mil alunos de 81 países e economias a participarem em 2022. O relatório divulgado pela OCDE esta terça-feira destaca uma quebra significativa no desempenho dos estudantes, sendo Portugal um dos países afetados.

Os quase sete mil alunos de 224 escolas portuguesas que realizaram os testes em 2022 apresentaram resultados mais baixos em comparação com 2018, colocando Portugal entre os países que registaram as maiores descidas nas pontuações em Matemática. As notas desceram 20,6 pontos em relação a 2018 e 14,6 pontos em comparação com 2012.

Portugal figura entre os 19 países com uma descida superior a 20 pontos em Matemática, afetando tanto alunos carenciados como privilegiados. Três em cada dez estudantes não conseguiram atingir o conhecimento mínimo em Matemática, não alcançando o nível dois numa escala de seis pontos.

Apenas 7% dos estudantes portugueses obtiveram as pontuações mais altas (níveis 5 e 6) em Matemática, enquanto os países asiáticos dominaram esse domínio, com destaque para Singapura (41%) e Taiwan (32%).

A análise das diferenças socioeconómicas revelou que os alunos portugueses de famílias mais favorecidas obtiveram uma pontuação média de 522 pontos em Matemática, uma diferença de 101 pontos em relação aos alunos mais carenciados. Este fenómeno não difere significativamente da média da OCDE, que registou uma diferença de 93 pontos.

Apesar da baixa nas pontuações em Leitura, 77% dos alunos portugueses alcançaram pelo menos o nível dois, superando a média da OCDE (74%). Apenas 5% dos estudantes atingiram os níveis 5 e 6 em Leitura.

Na prova de Ciências, Portugal destacou-se positivamente, conseguindo contrariar a tendência de declínio nos resultados, obtendo 484 pontos, apenas menos 7,3 pontos do que em 2018 e 2012.

O relatório alertou para a preocupante situação de que “um em cada quatro jovens de 15 anos é atualmente considerado como tendo um fraco desempenho em Matemática, Leitura e Ciências, em média, nos países da OCDE