Academia Apresenta Programa Completo das Celebrações dos 50 Anos: Dia Principal da UMinho será Assinalado Este Sábado, às 10h30
“Este ano, o cortejo académico da Universidade do Minho vai percorrer as ruas da cidade de Braga”, garante o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. O momento visa replicar a chegada, em 1974, do então Ministro da Educação Nacional, José Veiga Simão, para a cerimónia de tomada de posse da Comissão Instaladora e do 1º reitor da academia, Carlos Lloyd Braga. Este evento precederá a cerimónia solene no Largo do Paço, onde estará presente a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
O programa completo do cinquentenário, que apenas terminará em fevereiro de 2025, foi divulgado esta quarta-feira.
Entre os convidados estarão também o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira. A cerimónia será marcada pelos discursos da presidente do Conselho Geral, Joana Marques Vidal, da presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, do presidente da Comissão de Comemorações, João Rosas, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
Às 15h00, está prevista a inauguração da exposição itinerante “50 anos a reinventar a educação e o conhecimento”, no Largo do Paço. Para João Rosas, esta é mais uma forma de demonstrar que a UMinho não é “uma torre de marfim”, mas sim uma instituição aberta e com impacto na região que a acolhe.
A ideia é que esta exposição percorra todas as cidades do Minho, para mostrar o contributo da UMinho não apenas na área da educação, mas também da investigação.
O fio condutor destas iniciativas será a música. Estão previstos dois concertos: um na sexta-feira, pelas 22h00, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e outro em Braga, no Theatro Circo, pelas 21h30. Ao longo do ano, está previsto um concerto de Primavera e outro de Natal para encerrar as celebrações.
O desporto não foi esquecido, com uma meia-maratona por estafetas entre o campus de Azurém e Gualtar. Cada equipa terá quatro elementos que percorrerão cerca de 6 kms dos 20 que separam as cidades de Braga e Guimarães. Para os menos preparados, há ainda a possibilidade de participar numa caminhada entre o Estádio 1º de Maio e o campus de Gualtar.
Em abril, destaque para um dos momentos de reflexão do programa intitulado “As universidades no contexto da democratização portuguesa”. Uma ação realizada em parceria com o ISCTE, a Universidade de Aveiro e a Universidade de Évora.
Outro objetivo do programa é deixar um legado físico nos campi da UMinho. Além da reflorestação dos espaços, João Rosas recorda a intenção, já anunciada, de a academia disponibilizar obras de arte em parceria com o dstgroup.
As celebrações dos 50 anos da UMinho contam com o apoio do dstgroup, Casais, Continente, Celoplás e Jordão.
PROGRAMA COMPLETO DOS 50 ANOS DA UMINHO
Fevereiro
17 de fevereiro: Dia da Universidade
• Sessão solene comemorativa dos 50 anos, com a presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da República
• Concerto: Dia 16, em Guimarães e dia 17, em Braga.
• Lançamento da Biblioteca Digital (Memória e Património)
Esta nova plataforma irá reunir, divulgar e preservar diversos tipos de conteúdos (documentos, imagens, áudio e vídeo, etc.) em formato digital, relacionados com a história e o património documental e bibliográfico associado à Universidade do Minho. A Biblioteca Digital será apresentada em fevereiro de 2024 com uma coleção inicial de conteúdos selecionados, e deverá ser mantida e ampliada permanentemente após a sua apresentação.
• Exposição itinerante sobre a Universidade do Minho
Uma mostra para espaços exteriores que percorrerá as cidades da região, dando visibilidade ao que é a oferta educativa, a produção científica e a atividade cultural e de interação com a sociedade da Universidade do Minho.
Março
• Divulgação do Estudo sobre “A UMinho e a transformação da região”
Este estudo pretende avaliar o impacto da Universidade no desenvolvimento social, económico e cultural da Região Norte e do País. Começa por analisar o impacto nos concelhos e região em que a instituição está sedeada e, a partir daí, procura identificar o seu contributo específico para a resolução dos grandes desafios com que a sociedade portuguesa se confronta, designadamente, o envelhecimento, as alterações climáticas, a pobreza, as desigualdades sociais ou a competitividade da economia no contexto europeu.
Abril
• Conferência “As Novas Universidades no Contexto da Democratização Portuguesa” (parceria com ISCTE / Aveiro / Évora)
Esta Conferência constituirá um momento de balanço sobre a relação próxima entre, por um lado, o processo de transição e, depois, de estabilização do regime democrático, a europeização e o desenvolvimento do país, e, por outro lado, a expansão do ensino universitário, a sua dispersão pelo território e a sua evolução qualitativa. O evento propiciará também uma reflexão de carácter prospetivo, sobre o papel do conjunto do sistema universitário nas próximas décadas.
• De Guimarães a Braga: meia-maratona por estafetas
O fogo de Prometeu que une as cidades de Braga e Guimarães irá percorrer as estradas que ligam os dois principais campi da UMinho. Através do desporto celebramos a ligação entre a Universidade e as cidades da Universidade. Ao longo das comemorações, várias iniciativas desportivas de atletismo irão decorrer nos campi de Gualtar e Azurém como preparação para a grande corrida.
Maio
• Apresentação do livro (E)vidência Futura
(E)vidência futura é uma proposta editorial da Editora UMinho que propõe desenvolver uma ideia de futuro assente no conhecimento científico (evidência), mas também no sentido especulativo (vidência) tendo como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (promovidos pelas Nações Unidas) e o conjunto diverso de saberes produzidos na Universidade do Minho.
• Concerto da Primavera
Junho
• Festa do Cinquentenário
Momento de união e celebração para convidados e colaboradores da Universidade do Minho, docentes, investigadores e trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão.
• Festival de Performance (Casa de Monção)
Cruzando artes visuais, música e teatro no seu sentido mais lato e híbrido, através de expressões sonoras, de movimento, da criação de formas e imagens, este festival pretende, a partir do formato residência artística, apresentar criações de estudantes da UM destas áreas e ser um contributo vital na área das artes performativas em Portugal.
Julho
• Conferência Anual da Arqus – European University Alliance
Setembro
• Cool Campus 2.0: atividades culturais e recreativas de receção aos novos alunos, em Gualtar e Azurém.
• Exercícios de performance; espetáculo de rua pelos alunos da licenciatura em Teatro, em Guimarães.
Outubro
• Inauguração de obras de arte a assinalar os 50 anos em Azurém e Gualtar
Novembro
• Encontro do Grupo Tordesilhas de Universidades
Dezembro
• Conferência: A Universidade do Minho – Os Próximos 50 Anos
• Concerto de Encerramento das Comemorações