Iniciativa Amplia Acesso ao Patrimônio Cultural e Histórico da Região.

Uma reportagem sobre a tomada de posse da comissão instaladora da Universidade do Minho, os discursos de reitores e ministros e os cartazes do Enterro da Gata. Estes são alguns dos documentos que podem ser consultados gratuitamente na Biblioteca Digital.

A plataforma começou a ser desenvolvida no ano de 2022 e foi inaugurada por ocasião das comemorações do cinquentenário da academia minhota. A imensidão de textos, fotografias e vídeos, entre outros elementos, está organizada em duas secções: ‘Património’ e ‘Memória’.

A primeira, explica o diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas, caracteriza-se por “livros antigos, incunábulos, cartazes e outro tipo de património documental e bibliográfico que está à guarda da Universidade do Minho ou de instituições com quem colabora”. A outra área explora “conteúdos relacionados com a história da Universidade do Minho, incluindo atas e recortes de jornais”.

A plataforma foi desenvolvida pelos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, pela Biblioteca Pública de Braga e pela Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património. Parte do que já está disponibilizado teve por base documentos presentes no Arquivo Distrital e na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Em lista de espera encontram-se “milhares e milhares de documentos, muitos deles inéditos”, que serão carregados brevemente.