Presidente do IPCA reeleita na liderança da Comissão Coordenadora dos Institutos Politécnicos


A professora Maria José Fernandes, presidente do Politécnico do Cávado e do Ave, foi reeleita para um novo mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Num comunicado emitido pelo CCISP, destaca-se que a mudança da designação atual para Universidade Politécnica e a concessão do doutoramento pelas instituições politécnicas foram dois dos principais objetivos alcançados no último ano. Agora, é crucial dar continuidade ao trabalho, especialmente na revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), para consolidar essas conquistas há muito almejadas pelas instituições politécnicas.

“A implementação prática da Lei n.º 16/2023 precisa ser uma realidade em breve para consolidar este processo”, enfatiza a professora Maria José Fernandes.

Para este segundo mandato, a presidente do CCISP identificou diversas prioridades que merecerão atenção especial, incluindo a revisão de outros diplomas relacionados com o Ensino Superior, a promoção de políticas para fortalecer a participação social no Ensino Superior e a revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente.

O CCISP continuará a defender junto do próximo governo o aumento do financiamento do Ensino Superior para convergir com a média da OCDE, a criação de um sistema de financiamento abrangente da Ação Social no Ensino Superior e o reforço dos apoios às Instituições de Ensino Superior para alunos com necessidades especiais.

Além disso, será mantido o apelo para o reforço da coesão territorial e para o aprofundamento da autonomia das instituições, especialmente durante a revisão do RJIES, que ocorrerá durante o mandato da presidente do CCISP, a primeira mulher a liderar este órgão de representação conjunta dos Politécnicos.

O IPCA possui seis Escolas Superiores e conta com mais de seis mil estudantes matriculados em vários ciclos de estudos. Além do seu campus em Barcelos, recentemente expandido para cerca de 11 hectares, o IPCA estende-se pelos polos de Braga, Guimarães, Famalicão, Vila Verde e Esposende.