Ana Lemos Gomes, natural de Barcelos, assume cargo de vice-presidente na CCDR-Norte

Com 33 anos, é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, em 2012, e mestre em Economia pela Nova School of Business and Economics, em 2014.

Com experiência na gestão de fundos europeus, ocupava, desde 2023, o cargo de vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2030 (Programa Inovação e Transição Digital). Entre 2021 e 2023, foi vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização).

Anteriormente, foi adjunta e chefe de Gabinete em substituição nos Gabinetes do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio e do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, nos XXI e XXII Governos Constitucionais, participando ativamente na negociação e operacionalização do Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030, assim como na preparação e coordenação das medidas económicas de resposta à pandemia da covid-19.

Ana Gomes foi assistente convidada na Nova School of Business and Economics entre 2014 e 2018. Ao longo da sua carreira, foi economista do Fundo Monetário Internacional (FMI) entre 2014 e 2015 e da Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública (IGCP, E.P.E.) em 2015.

Integrando a presidência da CCDR-Norte no contexto da entrada em vigor dos novos estatutos das CCDR, IP, em 01 de janeiro deste ano, Ana Lemos Gomes completa a nova presidência da CCDR-N, que conta ainda com Célia Ramos e Beraldino Pinto como vice-presidentes, e com António Cunha como presidente da instituição, após a entrada em funções de Jorge Sobrado, a 19 de fevereiro.