O canoísta português Emanuel Silva anunciou o fim da sua carreira na alta competição, marcando o encerramento de um capítulo notável no desporto nacional.
O canoísta português Emanuel Silva, de 38 anos, fez a sua última prova de alta competição neste domingo, durante a Taça de Portugal de regatas em linha, realizada em Montemor-o-Velho.
Anteriormente, Emanuel Silva já havia admitido a possibilidade de antecipar o fim da sua carreira caso não conseguisse qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris’24. Esta possibilidade tornou-se uma realidade após não ter conseguido vencer a seletiva interna para apurar os representantes no K2 500.
“Foi uma das melhores Taças de Portugal de regatas em linha que disputei”, afirmou Emanuel Silva em declarações ao nosso jornal.
O atleta começou a sua jornada na modalidade aos 11 anos e, aos 18, participou nos Jogos Olímpicos de Atenas’2004, onde alcançou o sétimo lugar no K1 1000. O ponto alto da sua carreira foi em Londres’2012, onde conquistou a medalha de prata no K2 1000, ao lado de Fernando Pimenta. Emanuel Silva conta com um total de cinco presenças olímpicas.
Nas redes sociais, tanto o anterior como o atual presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) elogiaram o legado deixado por Emanuel Silva. “Inspirou uma geração a sonhar em vencer tudo e todos”, afirmou Mário Santos, enquanto Vítor Félix anunciou uma “justa e merecida homenagem pela Federação e pelas entidades que tutelam o Desporto em Portugal” para o canoísta.