O Hopen – Braga Beer Festival regressa ao Campo das Hortas de 30 de maio a 02 de junho, trazendo mais de 200 cervejas artesanais de 28 produtores nacionais. A organização espera atrair mais de 30 mil visitantes.

Num evento organizado pela ‘beautiful alphabet’, com o apoio do Município de Braga e da Associação Empresarial de Braga, o objetivo do festival é promover a cerveja artesanal portuguesa. Segundo a organização, apesar de ser um evento recente, estando este ano na sua 4.ª edição, o Hopen já se posiciona como o terceiro maior evento de cerveja artesanal do país, apenas superado pelos festivais do Porto e de Caminha, que possuem uma longa tradição.

Este ano, o Hopen estende-se por mais um dia, aproveitando o feriado de 30 de maio. Serão quatro dias de festividades, com entrada gratuita, mas exigindo a compra do copo oficial por três euros para consumir as cervejas.

Para complementar a oferta de cervejas, o evento contará com uma área de ‘street food’ no Jardim dos Chorões, onde estarão representados 13 espaços. O programa inclui ainda muita música ao vivo, ‘showcookings’, ‘sunsets’, passeios de bicicleta e visitas guiadas ao centro histórico, entre outras atividades.

Na apresentação do evento, realizada ontem na sede da Associação Empresarial de Braga (AEB), o diretor geral da Associação, Rui Marques, destacou o potencial do Hopen desde a sua primeira edição, sublinhando que o festival reflete bem “o espírito de cooperação empresarial”. Marques afirmou ainda que o evento contribui para a atratividade do centro de Braga, beneficiando também as restantes atividades económicas da cidade.