Município de Braga presta tributo a figura icónica da cidade, reconhecendo o seu contributo cultural e literário durante 40 anos.
Foi inaugurada na Arcada, em Braga, uma placa comemorativa em homenagem a Abel Pereira Lopes, alfarrabista e figura muito popular da cidade. A cerimónia contou com a presença de João Rodrigues, vereador do Município de Braga.
Abel Pereira Lopes, nascido na freguesia da Sé a 1 de julho de 1919, e falecido a 8 de novembro de 1990, foi um apaixonado pela literatura. Durante quase 40 anos, entre 1951 e 1990, ocupou um lugar debaixo da arcada, com o seu carrinho de livros usados, difundindo cultura por gerações de leitores.
O seu espólio bibliográfico era diversificado, incluindo livros baratos, raros e importantes, adquiridos para satisfazer os gostos dos leitores. Grande parte dos bracarenses daquela geração procuravam a sua banca para adquirir livros. Entre o seu vasto espólio, destacavam-se grandes obras, incluindo as do Cónego Arlindo Cunha.
“Abel Pereira Lopes foi uma figura icónica da nossa cidade, um homem que dedicou a sua vida à promoção da cultura e do conhecimento e que sofreu ainda com o ambiente de repressão do Estado Novo. Esta placa é uma forma de perpetuar a sua memória e de agradecer o seu contributo para a nossa comunidade”, afirmou João Rodrigues.
Esta homenagem é uma iniciativa conjunta do Município de Braga, do seu filho Evandro Lopes (1954–2024) e da Associação Cultural e Recreativa “Os Bravos da Boa Luz”.