Primeiro-Ministro, Ministra da Saúde e Diretor-Executivo do SNS presentes na inauguração do moderno edifício de cuidados primários.

Na passada quinta-feira, a Unidade Local de Saúde de Braga recebeu a visita do Primeiro-Ministro, da Ministra da Saúde e do Diretor-Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a inauguração das novas instalações da Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Vieira do Minho.

O novo edifício acomoda a UCSP de Vieira do Minho, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Vieira do Minho, e diversos serviços partilhados da Unidade Local de Saúde de Braga, incluindo Serviço Social, Nutrição, Psicologia e Cardiopneumologia. No total, estas unidades vão contar com 8 médicos, 17 enfermeiros, 9 assistentes técnicos e 4 técnicos superiores, e em breve incluirão serviços de Saúde Oral com médicos dentistas e higienistas orais. Há também planos para a transição da UCSP para o modelo de Unidade de Saúde Familiar (USF).

A visita contou com a presença do executivo do Município de Vieira do Minho e do Conselho de Administração da ULS de Braga, e incluiu uma passagem pelas novas instalações organizadas num só piso, com estacionamento subterrâneo e exterior. Atualmente, a Unidade oferece um Serviço de Atendimento Complementar (SAC) entre as 20h e as 22h durante a semana, com planos de expansão até à meia-noite, e opera aos fins de semana e feriados das 9h às 17h.

“O novo edifício garante melhor acessibilidade para utentes com mobilidade reduzida e oferece melhores condições para o desenvolvimento da atividade assistencial”, afirmou Rui Macedo, Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS de Braga.

A construção do novo edifício foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) com 990 mil euros e pelo município de Vieira do Minho com cerca de 700 mil euros. O terreno onde o edifício está localizado teve um custo adicional de 278 mil euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here