Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, foi eleito vice-presidente e comissário europeu-sombra para os Assuntos Locais, integrando a nova Comissão Europeia-Sombra lançada pela Eurocities. Esta rede, que representa as maiores cidades europeias, anunciou que a Comissão será presidida por Burkhard Jung, presidente da Câmara de Leipzig e da própria Eurocities.

A criação desta Comissão Europeia-Sombra antecede a tomada de posse dos novos eurodeputados, prevista para a próxima semana, que irão votar a recondução de Ursula von der Leyen à presidência da Comissão Europeia. A iniciativa da Eurocities surge numa altura em que se aguarda a nomeação do novo Colégio de Comissários Europeus, com o objetivo de garantir que as vozes dos poderes locais sejam ouvidas na formulação de políticas da União Europeia.

Ricardo Rio sublinhou a importância desta nova função: “Os autarcas devem desempenhar um papel mais central na formulação de políticas da União Europeia. As questões que enfrentamos, como o aumento do populismo, a promoção do desenvolvimento sustentável, os efeitos das mudanças climáticas ou as ameaças externas, exigem soluções a nível europeu que sejam implementadas localmente”.

A Comissão Europeia-Sombra da Eurocities reflete as principais mensagens do Manifesto do Eurocities, que propõe ações-chave para fortalecer a Europa através de um desenvolvimento urbano sustentável, com ênfase na inclusão social, resiliência climática, transformação digital e uma política urbana sustentável.

Os primeiros nomes anunciados para a Comissão Europeia-Sombra são:

  • Presidente: Burkhard Jung, Leipzig
  • Vice-Presidentes para a Democracia: Hanna Zdanowska, Lodz; Mathias De Clercq, Gent
  • Vice-Presidentes para a Transição Justa: Nathalie Appéré, Rennes; Matteo Lepore, Bolonha
  • Vice-Presidentes para a Indústria e Competitividade: Natalia Chueca, Saragoça; Juhana Vartiainen, Helsínquia
  • Vice-Presidentes para a Resiliência Climática: Minna Arve, Turku; Harris Doukas, Atenas
  • Vice-Presidentes para a Europa Local: Jeanne Barseghian, Estrasburgo; Ricardo Rio, Braga