Já são conhecidas as Escolas de Guimarães para a final Intermunicipal do Concurso de Ideias Empreendedoras

Cerca de duas centenas de alunos das escolas do concelho participaram no Concurso de Ideias Municipais.

O auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, foi palco do Concurso de Ideias Escolas Empreendedoras IN.Ave 2019, que se realizou esta terça-feira, 02 de abril, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Ave em colaboração com o Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania, da CIDH – Universidade Aberta. 

Na categoria do 2.º ciclo o primeiro lugar foi atribuído ao AE Abação (turma 5º A) com o projeto “Ti’Science”. Na categoria do 3º ciclo o primeiro lugar foi conquistado pelo AE Taipas (8º G) com o projeto “My Doctor”, enquanto o segundo lugar foi para o AE Pevidém (9º B) com o projeto “Pão com Tradição”.

Na categoria do ensino secundário, o júri atribuiu o primeiro lugar ao projeto “SER” da Escola Francisco de Holanda (12.ºano – Ciências e Tecnologias), seguindo-se a Escola Martins Sarmento com o projeto “Aromáticas Sustentáveis” (10º ano, Curso Técnico de Restauração) e em terceiro lugar ficou o projeto “Eco 5” da Escola Martins Sarmento (10.º ano Curso Técnico Multimédia).

Os projetos que ficaram nos primeiros dois lugares das respetivas categorias foram apurados para a final Intermunicipal do Concurso de Ideias Empreendedoras, a realizar no auditório da Universidade do Minho, a 8 de maio.

O projeto Escolas Empreendedoras In.Ave foca-se na educação para o empreendedorismo e cidadania, visando o desenvolvimento das competências, emoções, valores e ferramentas empreendedoras dos alunos. Esta sessão contou com a presença do Vereador do Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, na abertura do programa e o encerramento registou as presenças da Vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, e da secretária executiva da CIM do Ave, Rosário Azevedo.