Seleção nacional visa igualar ou superar as oito medalhas conquistadas em 2016 e 2022 no evento que decorre em Montemor-o-Velho
A seleção portuguesa universitária de canoagem está determinada a igualar ou ultrapassar o recorde de oito medalhas, estabelecido nos Mundiais de 2016 e 2022, no Campeonato Mundial Universitário que começa este domingo em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra. O evento, que se prolonga até 24 de agosto, reúne cerca de 400 participantes, incluindo 66 voluntários universitários.
Na conferência de imprensa realizada no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, Ricardo Nora, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), manifestou a expectativa de que a equipa nacional universitária consiga “superar ou igualar” as oito medalhas conquistadas na Polónia em 2022, que incluem uma de ouro, quatro de prata e três de bronze, repetindo assim o sucesso alcançado em 2016 na mesma pista do Baixo Mondego.
Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, reforçou o objetivo de igualar ou ultrapassar este número de medalhas e destacou o “sucesso desportivo e organizativo” do evento realizado em Montemor-o-Velho em 2016. Machado revelou também que a seleção nacional universitária é composta maioritariamente por atletas sub-23, que já iniciaram o estágio para o campeonato no Centro Náutico.
O vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, destacou a excelência das infraestruturas aquáticas do município, que são difíceis de igualar em Portugal, sublinhando a importância da oferta desportiva da região.
O Mundial Universitário de Canoagem 2024, promovido pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e organizado pela FADU Portugal em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem, o município de Montemor-o-Velho, a Universidade de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra, conta com um orçamento estimado em 250 mil euros. O evento decorrerá ao longo de seis dias, com as competições de velocidade e maratona a terem lugar entre 21 e 24 de agosto.