Cidade portuguesa superou Linz e Oulu e recebeu o galardão na Web Summit, destacando-se entre as cidades europeias de menor dimensão

Braga venceu o prémio de “Cidade Europeia Inovadora em Ascensão” para 2024, anunciado hoje durante a Web Summit. O galardão foi entregue a Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, e representa um reconhecimento significativo para a cidade, que competiu com Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia) e foi premiada com 500 mil euros, enquanto as outras duas cidades receberão 50 mil euros cada.

Em discurso de agradecimento, Ricardo Rio expressou a importância do prémio para Braga, descrevendo-a como “uma das cidades mais antigas da Europa, com mais de 2000 anos, e, ao mesmo tempo, uma das mais jovens”. Rio destacou a necessidade de Braga continuar a reinventar-se e inovar, promovendo uma cidade “atrativa e dinâmica”, um esforço feito em colaboração com empresas, instituições de ensino superior e a própria população, “criando as condições ideais para que todos possam concretizar os seus sonhos”.

Luís Rodrigues, Diretor da Startup Braga, sublinhou a importância do prémio e destacou a abrangência da candidatura, que incluiu empreendedorismo e inovação tecnológica, através da Startup Braga, inovação social com o Human Power Hub e políticas para as artes e indústrias criativas, dinamizadas pela empresa municipal Faz Cultura. Esta combinação estratégica foi fundamental para que Braga se destacasse entre as candidatas.

O prémio principal de Capital Europeia da Inovação, com um valor de um milhão de euros, foi entregue a Turim, na Itália, enquanto Espoo (Finlândia) e West Midlands (Reino Unido) ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.